Notícias Externas

Livro 'Orlando', de Virginia Woolf, é tema de entrevista no programa Universo Literário

Nesse domingo, 28, completaram-se 80 anos da morte de uma das maiores escritoras da literatura mundial

Capa da edição brasileira da Martin Claret
Capa da edição brasileira da Martin Claret Reprodução

O último domingo, 28, marcou os 80 anos da morte da aclamada escritora britânica Virginia Woolf. Ao longo da carreira literária, ela produziu nove romances e mais de 30 ensaios, revolucionando a escrita ao abordar temas relacionados ao feminino e à desigualdade de gênero. O programa Universo Literário desta segunda-feira, 29, celebrou uma das obras de Woolf, publicada em 1928, Orlando: Uma Biografia. O romance é o livro de Virginia Woolf de maior aclamação popular, e chegou a ser adaptado para as telonas em 1992 e também para os palcos, em diversas peças de teatro. 

A história é narrada pelo jovem Orlando, que nasce na Inglaterra elisabetana e passa uma estadia na Turquia, onde vai tudo muito bem até que, um dia, ele acorda mulher. A fantasia narra ainda os mais de 300 anos vividos pela personagem, que resiste às forças destrutivas do tempo. O romance é inspirado na história de Vita Sackville-West, com quem Virginia teve um relacionamento, e é considerado uma das maiores declarações de amor da literatura ocidental. 

A mestre em estudos literários pela UFJF Sônia Costa Fajardo, também servidora alocada na Diretoria de Relações Internacionais da Universidade, estudou o romance de Virginia para sua dissertação Orlando, de Virginia Woolf: desconstruindo as fronteiras de gênero. Ela foi a convidada do programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, nesta segunda-feira.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção de Laura Portugal e Marden Ferreira, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael