Notícias Externas

Livro propõe debate sobre mitos escolares acerca da leitura literária

Em ‘Ler antes de saber ler’, educadoras apresentam reflexões sobre formação de leitores na educação infantil e no ensino fundamental

Obra traz reflexões sobre a formação de leitores
Obra traz reflexões sobre a formação de leitores Reprodução

“Se há as escolhas de livros a serem lidos por todos, há também os livros que precisam circular livremente pela escola, pela sala de aula, para serem escolhidos pelos alunos. Por que isso é tão importante? Porque um tanto da formação do leitor passa pelo seu gosto, pelas suas escolhas – e se é assim na vida, por que deveria ser diferente na escola? Nesse sentido, é fundamental que a escola ofereça diversidade, com livros que interessem às crianças e que dialogam com o que vivem, dentro e fora da escola.”

O trecho acima é do livro Ler antes de saber ler: oito mitos escolares sobre a leitura literária, escrito por Josca Ailine Baroukh e Ana Carolina Carvalho. Na obra, as autoras discutem o uso da literatura na sala de aula e apresentam reflexões importantes sobre a formação de leitores na educação infantil e no ensino fundamental.

A psicóloga, professora e escritora Josca Ailine Baroukh falou sobre o livro durante entrevista concedida ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, nesta segunda-feira, 5.

Outras informações sobre o livro podem ser consultadas no site da editora Panda Books.

ouca-a-conversa-com-alessandra-ribeiro-05-03-2018.mp3