Notícias Externas

Manejo ético populacional de cães e gatos é abordado em guia

Destinado a gestores públicos, material foi produzido pela Escola de Veterinária em parceria com o Ministério Público

Guia
Material propõe práticas corretas para o controle populacional de animais
Raphaella Dias / UFMG

As péssimas condições de vida dos cães e gatos que vivem nas ruas têm motivado ações, em várias frentes, em defesa desses animais. Nesse contexto, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Escola de Veterinária da UFMG idealizaram o Guia de Políticas de Manejo Ético Populacional de Cães e Gatos em Minas Gerais.

O material tem o objetivo de fomentar e guiar as práticas de manejo ético e humanitário de controle populacional dos cães e gatos e o bem-estar animal e a qualidade de vida das pessoas nos municípios mineiros. O guia também reúne informações sobre legislação e protocolos, além de orientações para instalação de centro cirúrgico e celebração de convênios para aquisição de unidade móvel de esterilização, entre outras sugestões.

Para a professora Danielle Ferreira, coordenadora do projeto, trata-se de “uma construção coletiva feita por muitas mãos, profissionais muito experientes". Participaram também da elaboração do guia os estudantes Elen Monteiro, Gustavo de Morais, Louize Martins e Marcelo Teixeira, todos da Escola de Veterinária.

A publicação é destinada a veterinários e gestores municipais nas áreas de saúde e meio ambiente. Danielle Ferreira ressalta que o material “também serve de consulta para promotores públicos, pois traz orientações sobre a Lei Estadual 21.970, de 2016, que regulamenta a comercialização de cães e gatos em todo o estado”.

O guia está disponível no blog da Coordenadoria Especial de Defesa da Fauna do Ministério Público de Minas Gerais.

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Veterinária da UFMG