Lazer e esporte

Medalhista de Ouro no Parapan de Lima conversa com o Expresso 104,5

Atleta do CTE/UFMG, Izabela Campos quebrou o recorde no lançamento de disco classe F11

Izabela Campos ganhou a medalha de ouro e quebrou o recorde parapan-americano no arremesso de disco classe F11, para deficientes visuais.
Izabela Campos ganhou a medalha de ouro e quebrou o recorde parapan-americano no arremesso de disco classe F11, para deficientes visuais. Divulgação/Acervo Pessoal

O Brasil marcou presença na última edição dos Jogos Parapan-americanos, realizados no mês de agosto em Lima, no Peru: ao todo, a capital peruana recebeu 337 esportistas brasileiros, a maior delegação da história do país. O grande número de atletas deu resultados. O Brasil ficou em 1º lugar do quadro de medalhas, com 308 vitórias: 124 ouros, 99 pratas e 85 bronzes. Uma das atletas de elite que conquistou a vitória para o Brasil foi a belo-horizontina Izabela Campos, que ficou com o ouro no arremesso de disco na classe F11, para deficientes visuais. Como se não bastasse a medalha de ouro, a paratleta também superou o recorde da categoria com 35,32 metros de lançamento, 20 centímetros a mais que a marca da antiga recordista, a colombiana Yesenia Maria Restrepo. A atleta conquistou ainda o bronze no Arremesso de Dardos.
A recordista Izabela Campos teve perda gradativa de visão após contrair sarampo aos seis anos de idade, e descobriu o atletismo já aos dezoito. Atualmente, ela treina no CTE, Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, e além dos Jogos de Lima, já disputou competições de elite como os Jogos Paralímpicos de Londres 2012, quando ficou em sétimo lugar do arremesso de peso, e nos Jogos do Rio 2016, quando alcançou o bronze para o Brasil no lançamento de disco.

Izabela Campos conversou com o programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 10. 

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

O CTE, Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, é um órgão complementar da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. O CTE foi criado em 2008 por meio de uma parceria entre a UFMG e o Governo do Estado de Minas Gerais e se tornou referência nacional no desenvolvimento e aprimoramento de atletas olímpicos e paralímpicos. O endereço é Avenida Alfredo Camarate, número 617, no São Luiz. Mais informações sobre o CTE UFMG você encontra no site cte.ufmg.br. Outras duas atletas do CTE representaram o Brasil no Parapan deste ano: Carla da Mata e Andressa de Melo. Andressa de Melo é Professora do Departamento de Esportes da EEFFTO e coordenadora do Setor de Esporte Paralímpico do CTE, foi convocada como fisioterapeuta pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Carla da Mata é supervisora do Projeto Paralímpico do CTE, foi chamada para a coordenação de arbitragem via International Blind Sports Federation.

Produção de Mariana Prates, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória