Formas de Ingresso

Mestrado em Ciências Florestais do ICA recebe inscrições até o dia 15

Silvicultura do semiárido é uma das linhas de pesquisa do curso ministrado em Montes Claros

Linhas de pesquisa do curso propõem a pesquisa em silvicultura e manejo dos recursos florestais
Linhas de pesquisa do curso propõem pesquisa em silvicultura e manejo dos recursos florestais Foto: wyw0000520 | Pixabay

Estão abertas, até 15 de junho, as inscrições para seleção do mestrado em Ciências Florestais do Instituto de Ciências Agrárias (ICA). De acordo com o edital regular, são oferecidas 10 vagas, três das quais reservadas para candidatos autodeclarados negros. O edital suplementar reserva uma vaga para indígena e outra para pessoa com deficiência.

Os candidatos devem enviar a documentação para o selecaocf.ufmg@gmail.com. As aulas começarão no segundo semestre de 2023.

Seleção
A seleção ocorrerá em duas etapas. A primeira, com valor de 60 pontos, será composta de avaliação de currículo e projeto de pesquisa. A segunda etapa, com valor de 40 pontos, consistirá em uma entrevista em videoconferência para avaliação do perfil técnico do candidato.

A entrevista será aplicada aos candidatos aprovados na primeira etapa, mediante agendamento por e-mail. O resultado final será divulgado no dia 11 de julho, na página do programa.

O curso
O mestrado oferece duas linhas de pesquisa: Silvicultura no semiárido e Manejo e tecnologia de recursos florestais. Estão previstos estudos e pesquisas em áreas de florestas nativas e plantadas, visando à conservação, gestão e ao manejo com o desenvolvimento de tecnologias para a industrialização e utilização sustentável dos recursos florestais.

A formação tem o objetivo de ampliar a capacitação dos bacharéis graduados em cursos correlatos à área florestal, de modo a gerar conhecimentos nas áreas de silvicultura e sistemas agroflorestais, manejo de florestas de produção e nativas, tecnologia de produtos madeireiros e não madeireiros e recuperação de áreas degradadas. 

Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails secpg@ica.ufmg.br e selecaocf.ufmg@gmail.com.