Pessoas

Morre o professor Pedro Raso, da Faculdade de Medicina

Emérito da UFMG, ele publicou vários estudos sobre doenças tropicais

Pedro Raso:
Pedro Raso era membro da Academia Mineira de MedicinaBruna Carvalho | Faculdade de Medicina

Morreu nesta segunda-feira, dia 3, aos 90 anos, o professor Pedro Raso, do Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal da Faculdade de Medicina. Raso era natural de Barbacena e formou-se em Medicina na UFMG em 1954.

Ele tornou-se especialista em Anatomia Patológica e Patologia Geral e atuou intensamente no ensino e na pesquisa. Publicou mais de 120 trabalhos em revistas no Brasil e no exterior. Seus principais temas de interesse foram esquistossomose, doença de chagas, leishmaniose visceral e cutânea. Por conta da relevância dos seus estudos, Raso recebeu vários prêmios e medalhas de reconhecimento.

O professor foi vice-chefe (1975-77) e chefe (1977-1981) do Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal da Faculdade de Medicina. Foi membro efetivo da Academia Mineira de Medicina (AMM), na qual ocupava a cadeira 34 desde 1989. Recebeu o título de professor emérito da UFMG, também concedido pela Faculdade de Medicina de Barbacena.

Memórias
Em 2010, por ocasião das comemorações do centenário da Faculdade de Medicina, Pedro Raso lançou o livro de memórias O menino que jantava manga, no qual descreve desde suas reminiscências de infância até experiências profissionais. Na obra, ele homenageou a Instituição, “onde estudei, ensinei, aprendi, conquistei láureas e inúmeros amigos, onde vivi os melhores momentos da minha vida, da juventude à maturidade".

Com Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina