Pessoas

Acervo da família
Pierre Sanchis era professor emérito da UFMG
Acervo da família

Morreu nesta segunda-feira, dia 7, o teólogo francês e professor emérito da UFMG, Joseph François Pierre Sanchis, um dos mais reconhecidos estudiosos no campo da religiosidade. Seu corpo será velado no Cemitério da Paz, em Belo Horizonte, nesta terça-feira, dia 8, a partir das 13h, e sepultado às 17h do mesmo dia.

Pierre Sanchis tinha graduação em Sociologia pela Universidade Paris-Sorbonne e em Teologia pela Universidade de Estrasburgo. Era mestre em Etnologia, Antropologia e Ciência da Religião pela Universidade de Paris Diderot e doutor em Sociologia pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, também da  França. Ingressou na Fafich em 1978, onde se aposentou em 1996. Em 1999, foi agraciado com o título de professor emérito da UFMG.

Na época, em entrevista ao Boletim UFMG (edição 1237, página 6), Sanchis discorreu sobre a emergência do indivíduo no centro do fenômeno religioso. “Não se trata de nenhuma novidade, pois, desde o início das grandes religiões mundiais, o indivíduo está no centro desse esforço de transformação pela vida religiosa. Só que isso se dava dentro de uma grande estrutura totalizante, que podemos chamar de Igrejas. Hoje, quem constrói a referência religiosa não é mais essa entidade global, mas o próprio indivíduo. Ele pode recorrer a várias dessas sínteses e montar um conjunto de convicções que resultem numa visão do mundo e de práticas éticas e culturais que respondam às suas necessidades”, analisou.

Pierre Sanchis era pai do professor Rémy Sanchis, do Departamento de Matemática do ICEx, e da psicóloga Isabelle Sanchis, que desenvolveu seus estudos de graduação, mestrado e doutorado na UFMG.