Notas Oficiais

Morre Ricardo Koury, professor da Escola de Engenharia

Velório ocorre amanhã no Saguão Nobre da Escola de Engenharia; cremação será às 16h30, no Parque Renascer, em Contagem

Professor Ricardo Koury teve papel relevante para a consolidação da transferência da Escola de Engenharia para o campus Pampulha
Ricardo Koury teve papel relevante para a consolidação da transferência da Escola de Engenharia para o campus Pampulha Arquivo Escola de Engenharia

Faleceu neste domingo, 31 de dezembro, o professor Ricardo Nicolau Nassar Koury, do Departamento de Engenharia Mecânica (Demec) da Escola de Engenharia da UFMG.  O corpo será velado nesta segunda-feira, 1º de janeiro de 2018, no Saguão Nobre da Escola de Engenharia da UFMG, no campus Pampulha, entre 9 e 15 horas. Em seguida, às 16h30, o corpo será cremado no Parque Renascer, em Contagem. 

O professor Koury deixa a viúva, Matilde Cota Koury, professora aposentada do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, dois filhos e um neto.  

Professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica, Ricardo Koury foi, de 2002 a 2006, diretor da Escola de Engenharia, tendo como vice o professor Rodney Rezende, e entre 1986 e 1990, na gestão do professor Ênio Medeiros Cunha, ocupou o cargo de vice-diretor. Koury foi pró-reitor de Administração da atual gestão, entre 2014 e 2015, tendo deixado o cargo por motivos pessoais. 

“A UFMG perde um grande professor, um gestor dedicado e comprometido, e nós, da Escola de Engenharia, perdemos um grande colega, um grande companheiro de trabalho”, afirma o reitor Jaime Ramírez. “Ricardo Koury serviu à Universidade e à Escola de Engenharia com grande lealdade e sempre foi movido por elevados valores e espírito institucional”, completa o reitor. 

Para Jaime Ramírez, o espírito de lealdade, de compromisso e a capacidade de enfrentar os problemas com serenidade e sensatez eram características marcantes de Ricardo Koury. Ele e a vice-reitora, professora Sandra Almeida, expressam o sentimento de pesar e prestam condolências à família.  

Atuação destacada

Em 2006, Ricardo Koury recebeu a medalha e o diploma Mérito da Engenharia, concedida anualmente pela Associação dos Ex-alunos da Escola de Engenharia da UFMG. Em 2010, foi homenageado pela Egrégia Congregação da EEUFMG com placa afixada no hall de entrada principal da Unidade, "por ter contribuído para a consolidação desta Escola de Engenharia no Campus da Pampulha”.

“A atuação do professor Ricardo Koury no processo de transferência da Escola de Engenharia para o campus Pampulha foi fundamental”, destaca Alessandro Fernandes Moreira, atual diretor da Escola de Engenharia. Para Alessandro Moreira, a morte de Ricardo Koury “é uma grande perda”. “Ele era muito preocupado com as relações humanas. Estava sempre atento às relações interpessoais. O professor Khoury chegou a promover treinamentos para nos qualificar quando eu era coordenador do curso de Engenharia Elétrica”, lembra.

Em nota, a diretoria da Escola de Engenharia reiterou "o seu agradecimento e reconhecimento ao Professor Koury, pelas suas inestimáveis contribuições para o ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica, ao longo de uma brilhante carreira docente na UFMG".

“Professor exemplar, querido pelos estudantes e respeitado pelos colegas, Ricardo Koury estava sempre disponível para ensinar. Mais que colegas, fomos amigos durante esses quase 40 anos de convívio e agradeço a Deus por ter-me dado a honra e o privilégio da amizade de alguém tão especial. Adeus, querido amigo”, declarou Mário Ziviani, chefe do Departamento de Engenharia Mecânica. Muito emocionado, Ziviani afirmou que o amigo vai deixar muitas saudades e informou que todo o departamento presta, neste momento, sua homenagem e reconhece a importância do colega falecido.  

Trajetória
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (UFPa), em 1976, com Mestrado (1980) e Doutorado (1998) em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Ricardo Koury foi professor na Universidade Metodista de Piracicaba (1978-81) e na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1981-82). 

Já na UFMG, foi também diretor-presidente da Fundação Cristiano Ottoni e coordenador do Curso de Especialização em Condicionamento de Ambientes e Refrigeração – CECAR 2010; membro do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão como representante da Egrégia Congregação da EEUFMG.

Desde 1982, Ricardo Koury era o líder do Grupo de Pesquisa em Refrigeração e Aquecimento e coordenador do Laboratório de Refrigeração e Bombas de Calor, foi bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq, CA Engenharia Mecânica, Naval, Oceânica e Aeroespacial, desde o início de 2015. Coordenou o Projeto de Cooperação Científica Brasil-França Capes-Cofecub, de 1984 a 1990, que envolveu universidades brasileiras e francesas. Coordenou, desde junho de 2012, um projeto de cooperação científica entre as Escolas de Engenharia da UFMG e da Universidade da Califórnia San Diego (UCSD/EUA).

“O que mais marcou a trajetória do professor Ricardo Koury durante sua passagem nos cargos de direção no Departamento de Engenharia Mecânica, na Escola de Engenharia e na UFMG, foram sua paciência, serenidade e firmeza nas decisões. Seu espírito democrático, seu compromisso institucional e sua dedicação sempre pautaram sua vida profissional”, completa o amigo Mário Ziviani. 

(Com informações do site da Escola de Engenharia da UFMG)

Marcílio Lana