Notícias Externas

Mostra de experimentação teatral apresenta espetáculos virtuais de Minas e outros estados

Iniciativa que completa 10 anos selecionou obras nas categorias Experimentos Cênicos, Radionovela, Leitura Dramática e Cenas Curtíssimas

‘Destapando a mão da boca da dor’, da Cia. Marginal de Teatro, abriu ‘A-Mostra.lab’
‘Destapando a mão da boca da dor’, da Cia. Marginal de Teatro, abriu ‘A-Mostra.lab’ Divulgação

A-Mostra.lab inicia nessa quarta, 22, a sua 8ª edição, a primeira em formato on-line e com dimensão nacional. Criado em 2011 em Belo Horizonte, o evento se dedica a ser um espaço de experimentação teatral e já chegou a ser o maior festival de cenas curtas do mundo. Nesta edição, a mostra reúne 26 trabalhos de artistas de Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e interior de Minas. As obras foram selecionadas por sorteio nas categorias Experimentos Cênicos, Radionovela, Leitura Dramática e Cenas Curtíssimas. Além das apresentações, a iniciativa promove diariamente, debates com os artistas participantes.

Quem conversou com o apresentador Filipe Sartoreto sobre os 10 anos d’A-Mostra.lab no programa Expresso 104,5 dessa quarta foi o coordenador técnico da iniciativa, Cris Diniz. Ele contou um pouco da história do evento e comentou como foi receber as inscrições das obras em meio à pandemia. “A grande maioria foram trabalhos pensados para o formato on-line porque agora a gente já teve mais de um ano e meio de isolamento e de pessoas criando e pensando. Então, quase todos os trabalhos, eu diria 90%, são trabalhos que não existiam e que eles gravaram tudo agora durante a pandemia, depois desse processo das cenas serem selecionadas através de sorteio e a maioria foram pensados para A-Mostra.lab”, explicou.

Ouça a entrevista completa pelo Soundcloud.

Toda programação d’A-Mostra.lab é transmitida pelo canal do evento no YouTube até a próxima segunda, 27. Mais informações e a programação completa estão no site da iniciativa e em seu perfil no Instagram.

Produção: Filipe Sartoreto
Publicação: Alessandra Dantas