Institucional

NAI lança edital para estimular projetos de promoção da inclusão e acessibilidade

Ações de ensino, pesquisa e extensão selecionadas serão desenvolvidas em 2024

Trabalhos selecionados no edital deverão ser apresentados obrigatoriamente na Semana do Conhecimento em 2024 Foto: Arquivo Cedecom

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), em parceria com as pró-reitorias de Graduação, de Assuntos Estudantis, de Extensão e de Pesquisa, acaba de lançar o Edital NAI 4/2024 – Pipa, que visa selecionar propostas para a concessão de bolsas de graduação em projetos de ensino, pesquisa e extensão destinados à promoção da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência na UFMG.

As ações selecionadas no âmbito do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção da Acessibilidade (Pipa) serão implementadas em 2024. As inscrições poderão ser feitas de 24 de novembro a 9 de fevereiro de 2024, por meio do preenchimento do formulário de propostas, disponível na página do NAI.

O programa visa fomentar ações efetivas de inclusão e acessibilidade e redução de barreiras atitudinais nos percursos acadêmicos ou profissionais de estudantes e servidores com deficiência no âmbito da UFMG, público-alvo deste edital. Os projetos devem contemplar ao menos uma das seguintes frentes de trabalho: a redução de barreiras atitudinais que dificultam a inclusão na comunidade universitária, a produção de novos materiais didáticos, o desenvolvimento e treinamento de professores para uso de metodologias adaptadas de ensino ou desenvolvimento de tecnologias assistivas. As iniciativas propostas também precisam estar em consonância com a Lei 13.146/2015, a Lei Brasileira de Inclusão.

Os projetos escolhidos serão contemplados com bolsas para os discentes de graduação no valor de R$ 700 mensais, com vigência de abril a dezembro de 2024. Os bolsistas deverão apresentar seus trabalhos em um seminário específico na Semana do Conhecimento, que é realizada em outubro.

Garantindo direitos
Lançado em 2014 com a denominação Programa Acadêmico de Promoção da Inclusão e Acessibilidade (Papia), o Pipa fomenta projetos que ajudam a garantir direitos das pessoas com deficiências na UFMG. “Ao longo desses quase 10 anos, o programa tem contribuído para a produção de conhecimento e para o desenvolvimento da autonomia de pessoas com deficiência dentro da Universidade”, avalia a professora Regina Céli Ribeiro, diretora do NAI.

A opinião é compartilhada pela vice-diretora do órgão, professora Daniela Vaz, que acrescenta: “É uma política fundamental, que possibilita aos docentes da UFMG desenvolver projetos que têm impacto direto na vivência dos alunos na Universidade”.

Segundo as diretoras, o NAI atua como mediador e provedor de ambientes acessíveis em conformidade com a legislação vigente no país. Sua missão é assegurar a inclusão de pessoas com deficiência na vida acadêmica e profissional, eliminando ou reduzindo diversas barreiras.

Cronograma

Término do prazo para interposição de recurso contra o edital (10 dias corridos a partir da data de hoje: 24/11/2023

Início das inscrições de propostas: 24/11/2023

Fim das inscrições de propostas: 09/02/2024 (até as 23h59)