Notícias Externas

No Dia do Combate ao Bullying e à Violência na Escola, Rádio UFMG propõe reflexão sobre o tema

Danos decorrentes da intimidação e violência no ambiente escolar tornaram-se problema de saúde pública

Ascensão da internet e das redes sociais trouxe novos desafios para o combate ao bullying Marcello Casal Jr

O Dia do Combate ao Bullying e à Violência na Escola é celebrado em 7 de abril. A data foi criada após o Massacre de Realengo, no Rio de Janeiro, em 2011, quando Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, invadiu a Escola Municipal Tasso da Silveira e disparou contra os alunos dentro de uma sala de aula. No ataque, 12 estudantes morreram e outros 20 ficaram feridos. Wellington foi vítima de bullying quando estudou na instituição na adolescência. O jovem cometeu suicídio logo após a ação.

Bullying é uma palavra de origem inglesa que designa atos de agressão e intimidação repetitivos e intencionais contra pessoas que não são aceitas por determinado grupo. Nos últimos anos, a questão tornou-se um grave problema de saúde pública. Crianças e jovens sofrem diariamente agressões psicológicas e físicas que resultam em sérias consequências para a saúde física e mental.

A data foi instituída como uma iniciativa para chamar a atenção para os problemas causados pelo bullying e estimular a reflexão sobre o tema. Pensando nisso, o Conexões dessa quinta, 7, convidou para uma conversa sobre o assunto o Doutor em Sociologia e professor titular da Faculdade de Educação da UFMG Luiz Alberto Oliveira Gonçalves.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

O Disque Adolescente, da Secretaria do Estado de Saúde, atende vítimas de bullying, no telefone 3819-2022. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h e conta com uma equipe de médicos, psicólogos e assistentes sociais para lidar com assuntos comuns no cotidiano dos jovens.

Produção: Nicolle Teixeira, sob orientação de Luiza Glória e de Breno Rodrigues
Publicação: Alessandra Dantas