Lançamento coletivo de livros retoma atividades culturais presenciais no ICB

Nove obras publicadas entre 2020 e 2023 serão apresentadas nesta quinta-feira; um dos destaques é a coletânea de crônicas do professor Fernando Amaral, falecido em 2022

Lançamento conta com obras diversas de membros da comunidade acadêmica do ICB
Lançamento conta com obras diversas de membros da comunidade acadêmica do ICB Imagem: Divulgação

Nove livros escritos por integrantes da comunidade acadêmica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG figuram na lista da primeira edição do lançamento coletivo de livros da Unidade, que será realizada nesta quinta-feira, dia 27. Os títulos, publicados entre 2020 e 2023, foram escritos por professores, servidores técnico-administrativos e ex-alunos, nos gêneros acadêmico-científico, literário, autobiografia e poesias. Os autores vão autografar as obras e reservarão um tempo para conversar e trocar ideias com o público. Com entrada gratuita, a programação, com início às 15h, será realizada no saguão do Bloco G e no Auditório 3 – Cerrado do ICB, no campus Pampulha.

Entre os autores presentes, estarão Ana Carolina Neves, com a obra A lagarta e a cobra; Clarissa Menicucci, autora de Meu primo gigante; Jéssica Patrícia Silva de Sá, uma das autoras de Bibliotecári@s e as redes sociais e Fundamentos e práticas da mediação no contexto informacional; Luiz Renato de França, com a obra Cores do universo: cinquenta anos de poesia; Marcos Rodrigues, autor de Um sabiá sujo e Ypabuçu, a vida nas lagoas, e Mauro Luís Triques, autor da obra Exaptação!

Em homenagem ao professor Fernando Amaral da Silveira, a editora Crivo participará do lançamento com o livro Cândida e outras vidas. Trata-se de uma coletânea de crônicas lançada pelo docente do Departamento de Zoologia do ICB, morto em agosto de 2022.

Laços e pertencimento
O 1º Lançamento coletivo de livros do ICB comemora, a um só tempo, o dia Mundial da Poesia, celebrado em 21 de março, e o dia Mundial do Livro, em 23 de abril. O evento também marca a retomada das atividades culturais do Instituto, interrompidas devido à pandemia da covid-19. De acordo com a professora Andrea Macedo, coordenadora da comissão organizadora do lançamento, o evento pretende fortalecer os laços colaborativos e de pertencimento da comunidade do ICB. “Queremos dar visibilidade e valorizar não apenas a produção acadêmico-científica dos nossos colegas, mas também a produção artística e cultural. Nossa expectativa é criar mais uma tradição e um espaço de conhecimento e confraternização no ICB", diz ela.

Além do lançamento das obras, o evento contará com exposição e feira de livros que receberá exemplares para troca ou doação e apresentação do Coral Cantáridas.

Programação do Lançamento coletivo de livros:
15h: Exposição e feira de livros - Saguão
16h: Cerimônia de lançamento - Auditório 3 (Cerrado)
16h15: Bate papo com os autores - Auditório 3 (Cerrado)
17h: Apresentação do Coral Cantáridas - Saguão
17h30: Sessão de autógrafos - Saguão