Institucional

Mais produtos comprados com doações começam a chegar aos hospitais vinculados à UFMG

Aquisição de insumos por meio de campanha totaliza quase R$ 500 mil; unidades receberam também recursos destinados pela Justiça

...
Procedimento no Hospital das Clínicas: segurança para os profissionaisArquivo HC-UFMG

Mais um lote de insumos adquiridos por meio da campanha Colabore Hospitais UFMG – criada para apoiar o enfrentamento à pandemia de Covid-19 – chega, nos próximos dias, ao Hospital das Clínicas (HC), ao Hospital Risoleta Neves (HRTN) e à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-Sul. Essa é a terceira compra que beneficia as unidades vinculadas à Universidade e tem valor total de R$ 116.500.

Até agora, foram investidos R$ 495.100 em itens como peças para ventiladores pulmonares, produtos de limpeza e desinfecção, equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas e aventais, e recipientes para o álcool que está sendo produzido na Faculdade de Farmácia. Os recursos são gerenciados pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), responsável pelo processo de compra. A campanha já destinou R$ 215 mil para o Risoleta Neves, R$ 205 mil para o HC e R$ 75.100 para a UPA Centro Sul.

Até o fim desta semana, a campanha de financiamento coletivo Colabore Hospitais UFMG, que ontem, 24 de abril, completou um mês, registrou contribuições no valor de R$ 525.728,80. A iniciativa continua recebendo doações, que são direcionadas ao atendimento às vítimas diagnosticadas com Covid-19, outras síndromes respiratórias agudas e outras emergências.

Recursos da Justiça
A iniciativa de apoio aos hospitais vinculados à UFMG conta com mais R$ 4 milhões, oriundos de ação movida contra a Vale S.A., relacionada às consequências do rompimento da barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho. A ação teve como autores o Ministério Público do Trabalho, a Defensoria Pública da união, sindicatos e outras instituições.

Esses recursos estão sendo aplicados na compra de equipamentos como aparelhos de raios-x, ventiladores pulmonares, computadores e diversos outros. Dessa fonte, o HC receberá produtos no valor total de R$ 1.788.400; o Risoleta Neves, total de R$ 1.561.779,30; a UPA, total de R$ 642.706,30.

Agilidade
A diretora do Hospital das Clínicas, Andréa Silveira, afirma que as aquisições feitas por meio da campanha proveem a unidade com insumos que não estavam previstos no planejamento orçamentário para 2020 e têm sido fundamentais também para dar segurança, sobretudo, aos profissionais dedicados ao tratamento dos pacientes com a Covid-19. “Em momento crítico, tivemos muita dificuldade para comprar EPIs [equipamentos de proteção individual], como capotes, máscaras e protetores faciais, por meio dos mecanismos normais. O processo conduzido pela Fundep é bastante ágil”, diz a diretora.

Andréa Silveira informa que o HC também tem recebido doações de materiais feitas por instituições e pessoas físicas. Unidades acadêmicas da UFMG cederam insumos que não estavam sendo utilizados, em razão da suspensão das aulas. “A mobilização para fortalecer o hospital dá a dimensão do reconhecimento, por parte da sociedade civil, do trabalho desenvolvido”, comenta a diretora do HC.

No Hospital Risoleta Neves, as solicitações de compras com recursos da campanha têm ênfase em equipamentos de proteção individual, para trabalhadores e pacientes, produtos para desinfecção dos ambientes e superfícies e medicamentos para o sistema respiratório. “Temos muito a agradecer aos doadores, pois esses recursos ajudam a garantir o estoque de materiais fundamentais. A solidariedade nos faz mais fortes para enfrentar esse momento tão difícil, com o mínimo de perdas”, diz a diretora do HRTN, Alzira Jorge.

..
Profissionais da UPA: campanha estimula outras doaçõesArquivo UPA Centro-Sul

A UPA Centro Sul, gerenciada pela Fundep e transformada em centro especializado no atendimento aos pacientes da Covid-19, tem estrutura para casos de alta complexidade, o que inclui uso de respiradores artificiais. “Para nós, os resultados da campanha têm sido muito significativos. No início desse período de pandemia, chegamos a ficar um pouco apreensivos quanto ao fornecimento dos insumos, por causa da imensa procura, mas a equipe de compras tem sido incansável”, afirma a gerente da UPA, Chirley Rodrigues, acrescentando que a campanha tem tido outro efeito importante, que é o de estimular doações diretas à Unidade.

1,2 milhão de pacientes por ano
Deputados, servidores e outras pessoas ligadas à Assembleia Legislativa de Minas Gerais estão reunindo doações, que são depositadas periodicamente na conta da Fundep. Foram doados até agora R$ 13.360.

A campanha de financiamento coletivo é iniciativa da UFMG, do Instituto dos Advogados de Minas Gerais e da Fundep, e tem apoio institucional da Justiça Federal de Minas Gerais, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), da Associação do Ministério Público de Minas Gerais e da Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais.

Juntos, o HC-UFMG, o Risoleta Neves e a UPA Centro Sul atendem cerca de 1,2 milhão de pacientes por ano. O Risoleta e a UPA são geridos pela UFMG e pela Fundep.

Na página oficial da campanha, estão disponíveis as informações sobre as formas de doação e a prestação de contas de parte das aquisições.

Itamar Rigueira Jr.