Olimpíada Brasileira de Matemática inscreve até fim de maio

Olimpíada tem o objetivo de promover melhoria do ensino de matemática no Brasil
Olimpíada tem o objetivo de promover melhoria do ensino de matemática no Brasil Jeremy Mikkola

A Olimpíada Mineira de Matemática (OMM) e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), competições em que estudantes resolvem problemas com base em raciocínio e criatividade, já recebem inscrições. O prazo será encerrado no dia 31 deste mês.

Destinados a alunos de escolas e universidades brasileiras das redes pública e privada, do 6º ano do ensino fundamental ao final da graduação, os concursos têm o objetivo de promover melhoria do ensino de matemática no Brasil e de descobrir jovens com talento especial, que são postos em contato com profissionais e instituições de pesquisa de alto nível.

A competição é subdividida em quatro níveis, de acordo com a escolaridade do aluno participante, e em fases que abrangem diferentes tipos de avaliação. As datas e locais de cada exame estão disponíveis no site da OBM.

A primeira fase da OMM, que é um projeto de extensão da UFMG, corresponde à primeira fase da OBM, de forma que o aluno inscrito na olimpíada brasileira participará automaticamente do certame mineiro.

As inscrições devem ser feitas no site da OBM, onde também se encontram mais informações sobre o concurso. No caso dos competidores do ensino fundamental e médio, as inscrições devem ser feitas pelas escolas.