Peça revive calvário de Frei Tito, dominicano torturado pela ditadura

Com dramaturgia do professor Juarez Guimarães, da Fafich, ritual, que será encenado nesta segunda-feira, dia 1º, marca as ‘descomemorações’ do golpe de 1964

Gabriel Cavalcante em 'A paixão de Tito':
Gabriel Cavalcante em 'A paixão de Tito': trajetórias cruzadasFoto: Levy Mota | divulgação

A paixão de Tito, solo de Gabriel Castro Cavalcante, com dramaturgia e encenação de Juarez Guimarães Dias, professor do Departamento de Comunicação da UFMG, tem apresentação única e especial nesta segunda, dia 1º de abril, às 11h, na sala 4 (3º andar) da Fafich, campus Pampulha.

Com entrada franca sujeita à lotação do espaço, a sessão é promovida pelo Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (Neepec) em parceria com a Universidade dos Direitos Humanos (UDH/Proex), no âmbito do que os produtores do espetáculo têm chamado de ‘descomemoração’ dos 60 anos do golpe de 1964.

O espetáculo é um ritual em memória de Frei Tito de Alencar Lima, cearense, dominicano, militante, preso, torturado e banido do Brasil pela ditadura. Ela é realizada com a participação do público em cena, articulando performance e ritual. O solo propõe um cruzamento das trajetórias do artista, do frade e de Jesus, compartilhando com o público o vinho, o pão e a palavra desses cristãos que reverberam de maneira iluminada e necessária nos tempos de hoje.

Percurso de fé e luta
A paixão de Tito é inspirada em biografias e textos escritos por Frei Tito, canções, cartas, depoimentos em textos e áudios produzidos à época por ele, por seus companheiros de ordem e missão, como Frei Betto, e por familiares, como a irmã Nildes Alencar.

O trabalho cruza elementos de rituais religiosos numa perspectiva ecumênica e antropológica, tendo o teatro e a performance como linguagens condutoras. O público é convidado a participar dessa homenagem, acompanhando os passos da paixão de Tito, do nascimento até a morte em seu exílio na França. A proposta da dramaturgia busca recuperar sentidos etimológicos de comunidade e comunicação (fazer algo em comum) em diálogo com pesquisas desenvolvidas sobre autobiografias e biografias pelo professor Juarez Guimarães Dias, vinculado ao Neepec.

A montagem conta com figurinos da professora Tereza Bruzzi (Teatro Universitário) e música original de Luiz Rocha (discente de graduação em Teatro).

O solo é conduzido por Gabriel Castro Cavalcante, conterrâneo de Tito, com o qual se sente profundamente identificado na fé e na luta. Tito e Gabriel migraram do Nordeste para o Sudeste, ambos em busca de seus “sacerdócios”, ainda que de naturezas distintas. O ator também vê nesse trabalho a possibilidade de aprofundar discussões que perpassam questões identitárias.

Gabriel Castro Cavalcante
Ator e pesquisador, é graduado em Licenciatura em Teatro pela UFMG. Além de A paixão de Tito, tem trabalhado na produção da peça-jogo-festa #Criança, realizando pesquisas sobre teatro narrativo e documentário, identidade, infância e brincadeiras. Seu percurso artístico começa em Fortaleza, em 1998, no Curso Princípios Básicos de Teatro, com a peça O destino a Deus pertence, que tem dramaturgia de Ricardo Bessa e direção de Paulo Ess.

Em Minas Gerais, onde está radicado desde 2001, integrou, de 2006 a 2010, o elenco de projetos desenvolvidos no Galpão Cine Horto do Grupo Galpão, como o Oficinão, com o espetáculo Quando o peixe salta (direção de Rodrigo Campos e Fernando Mencarelli), Pé na rua, com O circo do lixo (direção de Eduardo Moreira e Chico Aníbal), e Cena-espetáculo com Av. Pindorama, 171 (dirigida por Henrique Limadre). Em São Paulo, Cavalcante colaborou, de 2010 a 2015, com o Teatro Oficina, com o Grupo XIX de Teatro, com o Teatro Kunyn, com o Laboratório de Práticas Performativas da USP e com a Cia. de Teatro Documentário.

Juarez Guimarães Dias
Dramaturgo, encenador, professor e pesquisador do Departamento de Comunicação Social, do Programa de Pós-graduação em Comunicação e um dos coordenadores do Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (Neepec) na UFMG. É doutor em Artes Cênicas (Unirio), com estágio-sanduíche na Universidade de Lisboa, mestre em Literatura (PUC Minas) e bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (Uni-BH). É autor dos livros Narrativas em cena: Aderbal Freire-Filho (Brasil) e João Brites (Portugal) (Móbile Editorial/ Faperj) e O fluxo metanarrativo de Hilda Hilst em 'Fluxo-floema' (Annablume). No teatro, desenvolveu trabalhos reconhecidos por público e crítica como A obscena Senhora H, Freddie Rock Star – the show must go on!, Eu caio, Marilyn Monroe.doc, #tudodenós e Atrás dos olhos das meninas sérias.

Neepec
Coordenado pelos professores Carlos Mendonça e Juarez Guimarães Dias, o Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (Neepec) tem a performance como inspiração metodológica e investiga formas de comunicação que privilegiam a articulação entre o corpo, os textos visuais, sonoros e verbais. O Núcleo é espaço de acolhimento de discentes LGBTQIAPN+.

EspetáculoA paixão de Tito
Data: 1º de abril de 2024, às 11h
Local: sala 4, terceiro andar da Fafich, campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627 – Pampulha, Belo Horizonte)
Entrada franca sujeita à lotação do espaço