Periódicos da UFMG vão receber apoio financeiro da Fapemig

Agência contemplou 16 publicações da Universidade, que correspondem a 30% das propostas aprovadas

Revista 'Docência do ensino superior': recursos para quatro edições
Revista Docência do Ensino Superior receberá recursos para quatro edições Raíssa César / UFMG

Dezesseis periódicos científicos produzidos na UFMG vão receber recursos financeiros provenientes de chamada da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) destinada a auxiliar iniciativas das instituições de ciência, tecnologia e inovação mineiras. Eles vão receber R$ 610 mil, que correspondem a aproximadamente 30% do valor global do edital (perto de R$ 2 milhões). Foram contempladas 55 das 99 propostas enviadas à agência de fomento.

Pela primeira vez, a Fapemig abriu a chamada também a publicações que não estão entre as mais bem classificadas no sistema Qualis, da Capes. “Isso possibilitou a ampliação do espectro de periódicos da UFMG contemplados pela Fundação”, comenta o professor Sergio Cirino, coordenador da política de periódicos da Universidade.

As publicações da UFMG selecionadas pela Fapemig foram Kriterion – Revista de Filosofia, Revista Docência do Ensino Superior, Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Vestígios – Revista Latino-americana de Arqueologia Histórica, Gerais – Revista Interinstitucional de Psicologia, Revista Geonomos, Educação em Revista, Revista Gestão e Sociedade, Revista Trabalho & Educação, Revista Varia Historia, Revista Licere, Caderno de Ciências Agrárias, Revista de Estudos da Linguagem (Relin), Revista Nova Economia e Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. Veja o resultado.

Um dos periódicos selecionados, a Revista Docência do Ensino Superior é vinculada à Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), da Pró-reitoria de Graduação. Sob coordenação das servidoras técnico-administrativas Mariana Dutra, atual editora, e Zulmira Medeiros, com apoio de cinco bolsistas (dois de graduação e três de pós-graduação), a publicação vai receber R$ 35.070 para a produção de quatro números, ao longo de dois anos. “Comemoramos muito o resultado, já que não contamos com verba específica, além do apoio do GIZ”, diz Mariana Dutra, informando que o recurso será aplicado nos serviços de revisão dos artigos em português e dos resumos em inglês e de tradução para o inglês da política editorial, disponível no site da revista.

Periódicos de Minas

Ainda como parte de sua política de promoção das publicações no estado, a Fapemig lançou em setembro o Portal Periódicos de Minas. O site, hospedado pela UFMG, é inspirado no bem-sucedido trabalho realizado nos últimos anos na Universidade. O projeto, de âmbito estadual, foi iniciado há cerca de dois anos, sob coordenação do professor Sérgio Dias Cirino, do Departamento de Psicologia da UFMG, que é responsável pela Política de Periódicos para Minas Gerais.

Com a participação de bolsistas da Universidade, a equipe identificou quase 400 publicações. Segundo Cirino, a iniciativa é pioneira entre os estados brasileiros e tem atraído governos e instituições em busca de informações que subsidiem a implantação de outros projetos do gênero.