Pesquisa e Inovação

Pesquisa analisa prática que pode facilitar a inclusão escolar de estudantes autistas

Dissertação de mestrado que une psicanálise e educação é tema do programa ‘Aqui tem ciência’

Nathália Machado espera que sua pesquisa contribua para um aprimoramento das leis e orientações técnicas brasileiras referentes à mediação escolar
Em diálogo com a psicanálise, Nathália Machado pretendeu compreender o autismo para além da dicotomia entre "normal" e "patológico"Foto: Arquivo pessoal

Em estudo de mestrado desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da UFMG, a psicóloga Nathália Lopes Machado investigou o que ela chama “mediação escolar”, isto é, a atuação de profissionais responsáveis por acompanhar as interações escolares de estudantes específicos e contribuir para que estes sejam, de fato, incluídos no cotidiano da instituição de ensino.

Nathália analisou, particularmente, a mediação realizada junto a crianças e adolescentes autistas em escolas comuns. A partir de entrevistas com mediadores que atuaram em escolas nos municípios mineiros de Belo Horizonte e Juiz de Fora, a pesquisadora buscou entender como esse tipo de profissional pode lidar com questões peculiares a pessoas autistas. Ideias da psicanálise ajudaram a autora a perceber o autismo não como patologia, e sim como um funcionamento subjetivo singular.

Saiba mais no episódio 145 do Aqui tem ciência:

Nathália constatou que, no Brasil, havia poucas pesquisas sobre inclusão escolar de pessoas autistas
Nathália Machado constatou que, no Brasil, havia poucas pesquisas acadêmicas sobre mediação escolar com estudantes autistas Dids/Pexels

Raio-x da pesquisa

Título: Mediação escolar com alunos autistas: contribuições a partir da psicanálise

O que é: pesquisa de mestrado que, em diálogo com referências teóricas da psicanálise, investigou o modo como determinado profissional, chamado “mediador escolar”, pode participar do processo de inclusão de estudantes autistas em salas de aula comuns. A partir de entrevistas com mediadores que tinham atuado com pessoas autistas, a pesquisa buscou definir particularidades desse tipo de mediação.

Autora: Nathália Lopes Machado

Orientadora: Mônica Maria Farid Rahme

Programa de Pós-graduação: Educação: Conhecimento e Inclusão Social

Ano da defesa: 2022

Financiamento: Capes

Produção
O episódio 145 do Aqui tem ciência tem produção e apresentação de Tiago de Holanda e trabalhos técnicos de Cláudio Zazá.

O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos realizados na UFMG e abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta os resultados de um trabalho de pesquisa desenvolvido na Universidade. O Aqui tem ciência vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h, e fica disponível também em aplicativos de podcast, como o Spotify.