Pesquisa e Inovação

Pesquisa propõe medidas para facilitar entrada de pequenas empresas no mercado de capitais

Tema do ‘Aqui tem ciência’, trabalho desenvolvido na Faculdade de Direito recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Teses

x
Pequenas e médias empresas têm dificuldades de ingressar no mercado de capitais no Brasilgeralt I Pixabay

Existem vários mecanismos de financiamento pelos quais uma empresa privada pode captar os recursos necessários para se desenvolver. Em um estágio mais avançado de crescimento, ela pode colocar à venda pedaços de si própria, chamados de ações, que remuneram os compradores. Também existem outros tipos de títulos financeiros, ou valores mobiliários, que ela pode oferecer publicamente na bolsa de valores. No entanto, pequenas e médias empresas encontram diversos obstáculos para ingressarem no mercado de capitais do Brasil.

Tese de doutorado defendida no Programa de Pós-graduação em Direito da UFMG indica soluções para eliminar essas barreiras. Sua autora, a pesquisadora Fernanda Versiani, discorre sobre as etapas da investigação, que incluiu um estágio na B3, a bolsa de valores do Brasil, e uma passagem pelo Instituto Max Planck, na Alemanha. Na tese, a pesquisadora fez um diagnóstico dos problemas enfrentados pelas empresas de menor porte e buscou desenhar um cenário favorável à captação de recursos por parte dessas entidades.

O trabalho recebeu menção honrosa na edição de 2021 do Prêmio Capes de Teses. Detalhes do estudo são apresentados pela autora no episódio 101 do programa Aqui tem ciência, da Rádio UFMG Educativa.

Raio-x da pesquisa
Tese: Mercado de acesso: entre diagnósticos e propostas
O que é: tese de doutorado que diagnosticou as barreiras que dificultam o ingresso de pequenas e médias empresas no mercado de capitais brasileiro. A pesquisa também propõe medidas para criar um cenário favorável à captação de recursos por parte dessas sociedades.
Pesquisador: Fernanda Valle Versiani
Programa de Pós-graduação: Direito
Orientador: Marcelo Andrade Féres
Ano da defesa: 2020
Financiamento: Fapemig (bolsa de estudo em alguns meses do doutorado) e CNPq

Fernanda Versiani fez um diagnóstico sobre os problemas enfrentados pelas empresas de pequeno e médio porte
Fernanda Versiani fez um diagnóstico dos problemas enfrentados por empresas de pequeno e médio porte Acervo pessoal

O episódio 101 do programa Aqui tem ciência tem produção e apresentação de Tiago de Holanda. Os trabalhos técnicos são de Breno Rodrigues.

O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG e busca abranger todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta os resultados do trabalho de um pesquisador da Universidade.

O Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast, como o Spotify, e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.