Notícias Externas

Matemático da UFMG calcula as chances de sucesso na montagem do álbum da Copa

Probabilidade de completar o caderno sem repetir figurinhas é ínfima

A empresa italiana Panini lançou, para a Copa de 1970, sediada no México, seu primeiro álbum de figurinhas do evento. Desde então, a cada edição do mundial de futebol, disputada de quatro em quatro anos, a prática de colecionar tornou-se uma tradição cultivada por várias gerações.

Essa popularidade também se reflete na UFMG. O grande número de colecionadores na Universidade gerou vários grupos de Whatsapp destinados à troca de figurinhas repetidas.

A prática, no entanto, exige dinheiro e sorte. A TV UFMG pediu ao professor Gilcione Costa, do Departamento de Matemática do ICEx, para calcular os gastos médios para fechar o álbum, trocando ou não figurinhas com outras pessoas, e a probabilidade de obter sucesso na formação do caderno.

Entrevistados: Gilcione Costa (prof. Matemática - UFMG) e Isadora Melo (estudante de Eng. Elétrica – UFMG)
Produção: Gabriel José
Reportagem: Gabriel José e Nyna Pafumi