Ensino

Pesquisador francês ministra palestra sobre interação de sons, antropologia e movimentos

Jean-Michel Beaudet é estudioso das músicas e danças indígenas da América do Sul; conferência no próximo dia 7 integra agenda das comemorações dos 25 anos do IEAT

Professor pesquisa músicas e danças da América do Sul indígena há 45 anos
Professor pesquisa músicas e danças da América do Sul indígena há 45 anos Foto: divulgação

Convidado do programa Cátedras do Instituto de Pesquisas Avançadas Transdisciplinares (IEAT), o professor Jean-Michel Beaudet, emérito da Universidade Paris Nanterre, ministrará, na terça-feira, 7 de maio, às 14h, a conferência Away: explorando a interação entre sons, antropologia e movimentos. A atividade, que integra as comemorações dos 25 anos do Instituto, será realizada no auditório A104 do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2) da UFMG, e as inscrições devem ser feitas no Sistema de Gestão de Eventos. Os inscritos que assinarem a lista de presença no dia do evento receberão certificado.

Pioneiro na Etnomusicologia Ameríndia e na Etnologia da Dança, Jean-Michel Beaudet toma como ponto de partida o caso de um chocalho, instrumento de ampla difusão nas culturas indígenas da América do Sul Tropical. Entre os Wayãpi, awayé um chocalho de fieira, que funciona ao mesmo tempo como adorno da dança e instrumento, e carrega um gesto musical fundador, distintivo do status do Mestre Cerimonial.

Lembrar repetido
Entre os povos indígenas Wayãpi, o título de Mestre Cerimonial é reservado a pessoas capazes de liderar grandes danças, que mesclam sons e movimentos, os yemi'aya. “Trata-se de um lembrar, um lembrar repetido de que a música, os instrumentos musicais e a organização cultural de sons e movimentos vêm de outro lugar. Trata-se, enfim, de uma afirmação dos corpos na terra, da criação e recriação de um espaço social contemporâneo”, destaca Beaudet.

Por meio da descrição de um instrumento musical muito comum nas terras baixas da América do Sul, o pesquisador françês mostrará como o entrelaçamento de som e movimento pode gerar os significados e as eficiências que são a base de uma civilização.

Trajetória
Jean-Michel Beaudet é professor emérito da Universidade Paris Nanterre e membro do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS). Há 45 anos, ele pesquisa músicas e danças da América do Sul indígena, com longa permanência em aldeias ameríndias no Brasil, na Bolívia e na Guiana Francesa. O professor também trabalhou durante vários anos na Oceania.

Jean-Michel é autor dos livros Souffles d’Amazonie (1997), Nous danserons Jusqu’à l’aube (2010), Parikwene agigniman: uma apresentação da música Parikwene- Palikur (2013), Jouer, danser, boire (2017) e Yengakatu: anthologie des chants wayãpi du haut Oyapock (2021). Suas gravações foram editadas na coleção CNRS-Musée de l’Homme, e ele também produziu dois filmes documentários.

Ciclo IEAT 25 anos
Promovido pela Fundep e pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (IEAT), o evento do programa Cátedras integra a comemoração aos 25 anos do IEAT. Ao adotar o tema Pavimentando o futuro, o instituto convida a comunidade acadêmica a refletir sobre o papel da transdisciplinaridade na construção de um futuro mais justo e sustentável com base em novas abordagens para os desafios contemporâneos.