Extensão

Estudo vai avaliar impacto da pandemia do coronavírus sobre a saúde mental

Voluntários são convidados a responder questionário on-line

Casal solitário na Avenida Paulista, em São Paulo:
Casal solitário na Avenida Paulista, em São Paulo: impacto do isolamento sobre a condição emocionalRoberto Parizotti / Fotos Públicas / CC BY-NC 2.0

Pesquisadores dos programas de Pós-graduação em Psicologia: cognição e comportamento, da Fafich, e em Medicamentos e Assistência Farmacêutica da Faculdade de Farmácia, pretendem avaliar os efeitos da quarentena, do isolamento social e das demandas de trabalho durante a pandemia da Covid-19 sobre a saúde mental e o uso de medicamentos por profissionais da saúde e adultos jovens.

Os voluntários devem responder a um questionário on-line. Os dados coletados serão analisados de forma coletiva, sem identificação dos respondentes. Entretanto, os pesquisadores destacam a importância de identificar o e-mail de contato para que seja realizado o acompanhamento do voluntário, ao longo do período de isolamento. Caso seja demonstrada a necessidade de assistência psicológica e, se for de interesse do voluntário, este será encaminhado para os serviços de atendimento gratuito.

A pesquisa integra projeto que investiga fatores de risco e de proteção para ansiedade, depressão e ideação suicida com adultos, sob responsabilidade do professor Maycoln Leoni Martins Teodoro, do Departamento de Psicologia da Fafich. 

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail pesquisa.ufmg.saude.mental@gmail.com