Pesquisas sobre alterações no ritmo circadiano figuram no Boletim UFMG

Boletim 1952
Boletim 1952 Capa

Exposição prolongada à luz e a outros estímulos da vida moderna que mantêm as pessoas alertas por muito tempo provocam distúrbios do sono, oscilações de humor, ganho de peso, declínio hormonal e risco de câncer, desequilíbrios que vêm sendo investigados em várias frentes por pesquisadores do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB.

O assunto é tema de capa da edição 1952 do Boletim UFMG, publicada nesta semana apenas em sua versão digital, em razão do feriado religioso de segunda-feira, 15, e do fechamento do campus Pampulha nesta terça-feira, 16, motivado pelas Olimpíadas. Confira a íntegra do seu conteúdo.

Retrato de si mesma
Relatório de autovaliação reúne dados da UFMG referentes a dimensões como graduação, extensão, cultura e internacionalização.

Vida em descompasso
Pesquisas de grupo do ICB dimensionam os efeitos que alterações no ritmo circadiano provocam sobre a fisiologia.

Educação ou alienação?
Vantagens e riscos da exposição dos adolescentes à internet são tema de debate neste sábado, no Espaço do Conhecimento.

Alcance estendido
Revista InterFaces, da Extensão, se torna bilíngue; objetivo é aumentar possibilidades de interlocução fora do país.

Ensinar a caminhar
Oficinas do Percurso Discente Universitário estimulam autonomia acadêmica dos estudantes de graduação.

Decifrando Bolaño
Obra do escritor chileno ganha primeira coletânea de ensaios no Brasil.

Bento Rodrigues: natureza, patrimônio e identidade

Para os pesquisadores Ludimila de Miranda Rodrigues Silva e Vagner Luciano de Andrade, rompimento da barragem da Samarco ativa discussão sobre a importância social, natural e cultural da região do Quadrilátero Ferrífero