Prae divulga projetos de estudantes que receberão apoio financeiro

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) divulgou os projetos selecionados com base em duas chamadas lançadas neste ano.

Trinta e cinco projetos receberão apoio financeiro – o investimento total é de R$ 40 mil – e deverão ser realizados ainda em 2016. Esse gênero de apoio é inédito na UFMG.

Os projetos – sobretudo eventos como seminários, debates e rodas de conversa – foram elaborados por estudantes nas modalidades ações afirmativas eapoio a projetos acadêmicos. Foram cadastradas 49 propostas.

“Tivemos resposta muito interessante às chamadas, por isso a Prae vai apoiar mais iniciativas que as 20 inicialmente previstas”, explica o professor Tarcisio Mauro Vago, pró-reitor de Assuntos Estudantis, ressaltando que os projetos acadêmicos aprovados, vinculados às três grandes áreas do conhecimento, serão realizados nos campi Pampulha, Saúde e Montes Claros.

Segundo ele, o objetivo da iniciativa é mobilizar os estudantes para que eles próprios expressem sua capacidade propositiva e sua produção de conhecimento. “Além disso, é um desafio para eles a responsabilidade de elaborar, apresentar e executar projetos”, diz Tarcísio Vago.

O pró-reitor lembra ainda que as ações afirmativas constituem um dos três eixos de atuação da Prae (os outros são assistência estudantil, efetivada em parceria com a Fump, e produção acadêmica). “Uma política de ações afirmativas se faz com o protagonismo dos sujeitos e em torno da afirmação das identidades”, ele enfatiza, acrescentando que as iniciativas nessa área contemplam os direitos humanos, especialmente questões raciais e de gênero.

Os estudantes coordenadores dos projetos selecionados participarão de reunião nesta quinta, dia 30, às 16h30, sobre o encaminhamento dos repasses de recursos e outros detalhes. Os projetos serão apresentados publicamente durante a Semana do Conhecimento, no dia 19 de outubro, às 19h, no CAD 2.