Institucional

Presidente da Capes fará palestra na UFMG sobre futuro da pós-graduação

Apresentação de Anderson Correia será nesta sexta, no CAD 3, campus Pampulha

Anderson Correia:
Anderson Correia: planos de gestãoITA

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Anderson Correia, fará nesta sexta-feira, 14, no campus Pampulha, palestra sobre A Capes e o futuro da pós-graduação brasileira. Com início às 14h, a apresentação terá lugar no auditório B106 do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Exatas (CAD 3).

De acordo com o pró-reitor de Pós-graduação, Fábio Alves, a palestra deverá reunir coordenadores e subcoordenadores dos 86 programas da UFMG. Ele destaca que a visita, menos de um mês após a posse de Correia na Capes, reconhece a força acadêmica da UFMG. A expectativa é que ele ofereça uma visão geral sobre os planos de sua gestão.

Após a palestra, Fábio Alves e a pró-reitora adjunta, Silvia Alencar, apresentarão aos coordenadores de pós-graduação a proposta de autoavaliação institucional para o segmento, que passou pela Câmara de Pós-graduação e será levada no dia 19 de março à apreciação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

Trajetória
Professor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Anderson Correia foi reitor da instituição. Engenheiro civil formado pela Unicamp, ele é mestre em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo ITA e doutor em Engenharia de Transportes pela University of Calgary, no Canadá. É pesquisador do CNPq e assessor da Fapesp e do CNPq.

Editor associado da Revista Transportes e revisor de periódicos nacionais e internacionais, o presidente da Capes ainda compõe o comitê do Transportation Research Board, dos Estados Unidos, o Conselho Deliberativo da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (Anpet) e o Conselho de Administração da Organização Brasileira para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Controle do Espaço Aéreo (CTCEA).

Anderson Correia também foi superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Aanac), presidiu a Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo, atuou como consultor em logística e transportes para Petrobras, Embraer e BNDES, entre outras instituições. Em 2017, recebeu a Medalha Mérito Santos Dumont, da Força Aérea Brasileira.