UFMG apoia iniciativas de formação em extensão universitária

Participação vale créditos em cursos de graduação; cada colegiado pode submeter até duas propostas

Exposição de pôsteres em encontro de extensão:
Pôsteres em encontro de extensão: edital recomenda impacto sobre comunidades de baixo IDHEEFFTO/UFMG

Estão abertas as inscrições de propostas para o edital Fomento a Programas e Projetos de Formação em Extensão Universitária. A formação é um mecanismo para a integralização de créditos em cursos de graduação, mediante participação dos estudantes em atividades optativas que integram programas ou projetos de extensão.

Lançado pelas pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Graduação (Prograd), o edital tem o objetivo de estimular a elaboração de projetos que ampliem a inserção da formação em extensão universitária nos currículos de graduação. Além de bolsas para estudantes, os proponentes poderão pleitear verba de custeio para apoio a atividades relacionadas ao módulo de formação em extensão.

Neste ano, cada colegiado poderá submeter até duas propostas, mas não estará impedido de participar de iniciativas apresentadas por outros colegiados. Elas deverão focar na observação da realidade com o objetivo de produzir impacto sobre a comunidade, por meio da melhoria sustentável de indicadores sociais e da ampliação do acesso à educação, à saúde e à cultura. Os projetos devem alcançar, preferencialmente, comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O prazo de execução é de até 12 meses, de agosto de 2018 a julho de 2019. As propostas deverão ser submetidas por meio do Sistema de Fomento de Bolsas de Extensão, até 25 de maio, às 16h.

Mais informações estão disponíveis no edital e na Resolução 12/2015, que regulamenta a formação em extensão universitária na UFMG.

Com Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão