Lazer e esporte

Edição de setembro do 'Domingo no campus' terá cerca de 40 atividades

Programação do evento, que será realizado no dia 17, inclui ginástica, caminhada, dança, adoção de animais, jogos, brincadeiras e oficinas

Público ocupa bosque da Escola de Música na 20ª edição, realizada em junho de 2023
Público ocupa bosque da Escola de Música na 20ª edição, em junho de 2023 Foto: Raphaella Dias | UFMG

A UFMG promove, no dia 17 de setembro, a terceira edição em 2023 do Domingo no campus. Com início às 9h, o evento segue ao longo do dia, com cerca de 40 atrações de lazer, esporte, arte e cultura. Todas as atividades são gratuitas e ao ar livre, e ocorrem em diversos pontos do campus Pampulha, entre os quais, o bosque da Escola de Música, a Avenida Mendes Pimentel, a Praça de Serviços e as imediações da Reitoria.

A programação desta edição, a 21ª do evento organizado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), reúne atrações como oficinas, jogos, brincadeiras, esgrima, caminhada, yoga, apresentações musicais, além das feiras agroecológica e de adoção de animais. Parte das atividades foi preparada para receber pessoas com deficiência.

Para todas as idades
Organizado pelo Núcleo de Apoio Social do Pró-imigrantes e pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello, o Piquenique intercultural será uma manhã de socialização, comida e trocas culturais. O projeto Tô de boa, tô no campus oferece atividades de lazer, como brincadeiras, dança, música e esportes, para crianças e adolescentes. Já o Piquenique musical do Grupo Bambulha promete repertório diversificado e animado destinado às crianças e às famílias.

O Domingo no campus também contempla o K-pop, gênero musical sul-coreano que caiu nas graças dos brasileiros, com a realização da atividade K-pop na UFMG: random play dance e aula de dança. Para quem busca relaxamento e conexão com a natureza, o evento terá as atividades Pausa para um respiro: respiração, meditação e mindfulness e Kundalini yoga no campus.

Edição terá tividades do Programa Envelhecimento Ativo
Edição terá atividades do Programa Envelhecimento Ativo Foto: Raphaela Dias | UFMG

Assim como na edição anterior, o Programa envelhecimento ativo vai reunir a comunidade em frente à Reitoria para atividades de ginástica, dança e oficina de memória. O estande Tem ciência nos museus? terá lugar em frente à Faculdade de Ciências Econômicas (Face), onde o público poderá conhecer alguns museus da UFMG e refletir, por meio dos acervos universitários, sobre o papel da ciência na promoção da saúde.

Esta edição também recebe a Tenda da saúde, com professores e alunos da Escola de Enfermagem e vinculada ao projeto de extensão Telenfermagem: conversando sobre a saúde. Já o Programa de Educação Ambiental da Estação Ecológica organizará a atividade Aprendendo a preservar o Cerrado: oficinas educativas que vão tratar da fauna e da flora do bioma, de forma lúdica e divertida.

Aniversário da UFMG Educativa

Rádio celebra 18 anos em 6 de setembro
Rádio celebra 18 anos em 6 de setembro Foto: Ruleandson do Carmo | UFMG Educativa

Nesta edição, o Domingo no campus também será palco de comemoração do aniversário da Rádio UFMG Educativa, mídia vinculada ao Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, fundada em 6 de setembro de 2005.

A atividade Aniversário 18 anos Rádio UFMG Educativa terá programação especial feita pela equipe da emissora, transmitida ao vivo da Praça de Serviços e dedicada também à cobertura das atividades do Domingo no campus.

O acesso por veículos particulares ao campus Pampulha se dará por meio das portarias das avenidas Antônio Carlos e Abrahão Caram. É permitido estacionar livremente em locais onde não haverá atividades do evento.

A programação do Domingo no campus está no site da Proex e na página do evento no Facebook.

Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão