Extensão

Programas que aproximam estudantes de licenciatura da sala de aula têm inscrições abertas

Residência pedagógica e iniciação à docência contam com 360 vagas para graduandos da UFMG

Objetivo das bolsas é aproximar o estudante da prática em sala de aula
Objetivo dos programas é inserir o estudante de licenciatura na prática docenteElza Fiuza / Agência Brasil

Estão abertas, até 12 de julho, inscrições para os processos seletivos de estudantes de licenciatura da UFMG para os programas de Residência Pedagógica (PRP) e Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

As bolsas, no valor de R$ 400 por mês, são custeadas pela Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica.

No caso do Programa de Residência Pedagógica, os candidatos precisam ter integralizado, no mínimo, 60% do curso. São 216 vagas em 15 cursos: licenciatura em Artes (Artes Visuais, Música, Dança e Teatro), Matemática, Física, Química, Biologia, Pedagogia (Alfabetização/EJA), Alfabetização (Educação Infantil), Língua Portuguesa, Educação Física, Geografia, Educação do Campo, Física e História.

A participação no RP pode substituir parte da carga horária do estágio curricular obrigatório das licenciaturas, de acordo com deliberações de cada colegiado. O objetivo é estimular a implantação de projetos inovadores que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica.

Para concorrer a uma das 144 vagas ofertadas pelo Pibid, é essencial que os candidatos estejam cursando a primeira metade de uma das 16 licenciaturas: Artes (Artes Visuais, Música, Dança e Teatro), Sociologia, Filosofia, Matemática, Física, Química, Biologia, Pedagogia, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Formação Intercultural de Educadores Indígenas, Língua Portuguesa, Educação Física e História.

Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das Instituições de Ensino Superior (IES).

Como cada curso tem edital próprio, e os candidatos podem entrar em contato com os colegiados ou solicitar, pelo pelo e-mail comfic@gabinete.ufmg.br, mais informações à Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (Comfic) da UFMG.