Notícias Externas

Projeto da UFMG busca alertar o público sobre o consumo abusivo do álcool

Iniciativa 'Beber Saudável' é organizada por integrantes da escola de Enfermagem, entre professores e alunos

Ação da UFMG viu nas redes sociais uma possibilidade de não parar durante a pandemia e alcançar um público maior com informação de qualidade Pexels

O projeto de extensão Beber Saudável, da Escola de Enfermagem da UFMG, busca informar e sensibilizar a população sobre os efeitos do consumo abusivo de álcool e apoiar a elaboração de estratégias de mudança de comportamentos que geram riscos à saúde. A iniciativa começou em 2019 na cidade de Sabará, região metropolitana de BH, focada em usuários atendidos nos serviços de atenção primária à saúde. Este ano, o projeto expandiu suas atividades para as redes sociais e, desde maio, realiza postagens semanais sobre padrões de consumo de álcool, efeitos do consumo abusivo e dependência alcoólica, sob coordenação da professora Janaina Soares, da escola de Enfermagem, e também com a participação de alunos da graduação.

Nessa segunda-feira, 20, o programa Expresso 104,5 teve a participação da estudante de enfermagem da UFMG e uma das integrantes do projeto, Maria Souza. Ela detalhou que, com a pandemia e a paralisação das atividades presenciais, o projeto viu nas redes sociais uma ferramenta para difundir informação de forma acessível e alcançar, inclusive, um público mais amplo. A integrante do projeto explicou que sentimentos como medo, ansiedade e stress, que foram intensificados no contexto pandêmico, causam desconforto emocional nas pessoas, o que pode desencadear um consumo maior de álcool.

Segundo a aluna, diversos estudos apontam que o beber em binge, ou episódio de consumo pesado, como também é chamado, “é um comportamento que tem aumentado na população, principalmente entre os mais jovens. Ele corresponde ao consumo de quatro ou mais doses para mulheres e cinco ou mais doses para os homens em uma mesma ocasião. Isso pode gerar consequências negativas para a saúde em geral, tanto a curto quanto a longo prazo”. Maria Souza complementou que uma dose padrão é definida de maneira diferente de acordo com a composição da bebida. No caso da cerveja, por exemplo, essa quantidade seria de uma lata de 350 ml. A entrevistada ainda compartilhou como é o processo de elaboração das postagens na página e como é feita a escolha de temas, que muitas vezes são pedidos dos próprios seguidores do perfil.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

Para saber mais sobre o Beber Saudável, você pode acessar o Instagram do projeto, que é atualizado semanalmente.

Produção: Filipe Sartoreto
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas