Notícias Externas

Reforma política será debatida em seminário nesta quarta

Filósofo Renato Janine Ribeiro fará a conferência de abertura

Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão conjunta do Congresso Nacional em agosto último
Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão conjunta do Congresso Nacional em agosto último Pedro França / Agência Senado / Fotos Públicas

Novos elementos da pauta da reforma política e outros olhares que transcendem o viés institucional perpassam a programação de evento que será realizado nesta quarta-feira, 20, no campus Pampulha.

Promovido pela Regional Sudeste da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), o seminário Reforma política: por que e para quem? será aberto às 9h30 com a conferência Filosofia e ciência política: o que têm a nos dizer, que será proferida pelo filósofo Renato Janine Ribeiro (USP). O evento ocorrerá na Escola de Engenharia e recebe inscrições em formulário on-line

Outras representações

De acordo com a professora Helcimara Telles, do Departamento de Ciência Política, a intenção é incluir no debate representantes de outras universidades, além daquelas que têm programas consolidados na área, e cientistas políticos vinculados ao mercado, como institutos de pesquisa.

A professora explica que a programação também ultrapassa a visão institucional da reforma, ao contemplar, por exemplo, representações feminina e racial.

O evento marca, ainda, a nova configuração da ABCP, que realizou pela primeira vez eleições para suas quatro representações regionais – Sudeste, Sul, Nordeste, Norte/Centro Oeste. Diretora eleita da Regional Sudeste, Helcimara Telles explica que, em eventos nacionais, as universidades de pequeno porte não teriam a mesma oportunidade de se integrar ao debate. 

O seminário vai reunir convidados de universidades do Sudeste e de organismos do mercado com o intuito de esclarecer dúvidas e acrescentar informações sob diversos ângulos – opinião pública, mídia, representação política, participação, minorias, distritão e financiamento de campanha. “Finalizaremos com um debate que trata do parlamentarismo versus o presidencialismo de coalizão”, anuncia.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sudeste@cienciapolitica.org.br e no perfil da entidade no Facebook,  que deve transmitir o evento ao vivo.