Reitora da UFMG recebe principal comenda do Tribunal de Contas de Minas Gerais

Cerimônia foi realizada na sede da corte, onde também foi assinado termo de cooperação entre as duas instituições

Sandra Goulart foi condecorada pelo presidente do TCEMG,
Sandra Goulart foi condecorada pelo presidente do TCEMG, Gilberto DinizFoto: Foca Lisboa | UFMG

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida recebeu, na manhã desta segunda-feira, dia 29, o Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria Alkmim, a principal honraria concedida pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) a personalidades que contribuem para o desenvolvimento do estado. A cerimônia também foi marcada pela assinatura de termo de cooperação técnica entre o Centro de Excelência em Estudos Europeus Jean Monet, sediado na Universidade, e a corte de contas.

Ao afirmar que a medalha reconhece “a inteligência, a liderança e o compromisso cívico daqueles que prestaram relevantes serviços a esta casa ou ao sistema de controle externo de Minas e do Brasil”, o presidente do TCEMG, conselheiro Gilberto Diniz, elogiou a conduta da reitora Sandra Goulart, “mulher generosa, dedicada, firme e que sido um ponto de equilíbrio no enfrentamento dos enormes desafios impostos à universidade pública brasileira e à educação como um todo”.

“Esta medalha, portanto, professora, quer distinguir os seus feitos, reconhecer sua luta, valorizar o trabalho realizado e agradecê-la pelos grandes êxodos conquistados pela nossa UFMG, que é patrimônio do Estado de Minas Gerais”, destacou Diniz.

Em seu discurso de agradecimento, a reitora Sandra Goulart citou Aristóteles (“a honra não se encontra naquele que é honrado, mas mais naquele que concede a honra, mais naquele que reverencia o horado”) para enaltecer a “dignidade” do TCEMG, “uma instituição do serviço público constituída democraticamente e voltada ao bem comum e ao bem-estar de todos os mineiros, atuando para garantir o desenvolvimento econômico e social, a transparência e a equidade de oportunidades de toda a população mineira”.

A reitora falou ainda das potencialidades de Minas Gerais, destacando, entre elas, a capacidade de cooperação entre suas instituições, que “está entre os bens mais valiosos para uma sociedade que se quer mais desenvolvida, mais inovadora, mais justa, transparente, ética e equânime”.

Homenagem à reitora foi prestigiada por autoridades e por integrantes do atual Reitorado
Homenagem à reitora foi prestigiada por autoridades e integrantes do atual Reitorado Foto: Foca Lisboa | UFMG

A homenagem à reitora da UFMG foi atribuída no ano passado, mas ela não compareceu à cerimônia de entrega com outros agraciados porque estava em missão fora do país. Na solenidade de hoje, realizada no Salão Nobre do Tribunal, Sandra Goulart teve a companhia do vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, de pró-reitores e assessores de sua equipe.

Internacionalização
Antes da entrega da medalha, a UFMG, por meio do Centro de Excelência em Estudos Europeus Jean Monnet, assinou um acordo com o TCMG para o desenvolvimento de programas de cooperação técnica e profissional, de pesquisas conjuntas e de ações de internacionalização. O instrumento prevê ainda a oferta de cursos, realização de eventos de capacitação e formação relacionados com as temáticas do desenvolvimento sustentável, das políticas públicas, do direito da integração, da proteção dos direitos humanos e do Estado de Direito.

Também participaram da assinatura a diretora do Centro de Estudos Jean Monnet, Jamile Bergamaschine Mata Diz, e os diretores da Faculdade de Direito, Hermes Vilchez Guerrero, e de Relações Internacionais, Aziz Saliba.

O Centro de Estudos Jean Monnet integra o Erasmus+, programa da União Europeia que financia projetos de disseminação, debate e diálogo sobre distintos aspectos da União Europeia. No caso do centro sediado na UFMG, sua missão é estudar o impacto mundial da sustentabilidade com base nas relações entre Mercosul e União Europeia.