Notícias Externas

Relações de família e segredos silenciados estão no centro do primeiro romance de Marana Borges

Obra recebeu o Prêmio Minas Gerais de Literatura, obra mistura prosa e poema

Marana Borges explora as diferenças linguísticas entre Brasil e Portugal em seu romance de estreia.
Marana Borges explora o encontro entre as variantes do português do Brasil e Portugal em seu romance de estreia. Divulgação/ Editora Dublinense

Um teclado sem pilhas, carretéis vazios, o jardim de inverno em um país tropical. A partir dos objetos e espaços de sua casa de infância, a narradora do livro "Mobiliário para uma fuga em março" reconstrói a arquitetura da sua própria história, da ausência do pai e da mãe controladora, além da confusa relação com o irmão. A casa aos poucos é erguida como o grande personagem e o centro de um segredo silenciado pela família. Essa é a premissa do romance de estreia da escritora Marana Borges, vencedor do Prêmio Minas Gerais de Literatura, de 2017, na categoria “Ficção”. Com toques de ironia, a autora discute os lugares e relações difíceis de abandonar, por meio de capítulos curtos em que prosa e poema se revezam, se complementam e se disputam. A história se passa entre São Paulo e Lisboa, e celebra o encontro entre as variantes do português do Brasil e de Portugal. "Mobiliário para uma fuga em março", de Marana Borges, é uma publicação da editora Dublinense e pode ser encontrada nas livrarias físicas e virtuais, bem como no site da editora.

Marana Borges é formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e mestre em Teoria da Literatura pela Universidade de Lisboa. Também estudou artes marciais, teatro e astrologia. O programa Universo Literário conversou com a escritora.

Ouça a conversa com a apresentadora Michelle Bruck.

Produção: Enaile Almeida, sob orientação de Alessandra Dantas, Breno Rodrigues e Luiza Gloria