Arte e Cultura

Residência literária no Festival de Verão resultará em publicação impressa

‘De quebrada: da oralidade à poesia impressa’ começa na tarde desta segunda-feira, 3

Hoje têm início, em Belo Horizonte, as atividades do 14º Festival de Verão UFMG. E, como já é tradição, a literatura não fica de fora da programação. Em um desses momentos, o festival reúne 15 poetas do slam para discutir processos de edição e noções básicas de como fazer um livro.

Essa é a residência De quebrada: da oralidade à poesia impressa, que começa na tarde desta segunda-feira, 3, e tratará de aspectos como revisão de textos poéticos, escrita literária e oralidade, normalização, curadoria textual, leitura escolar, leitura performática da poesia, escrita para a leitura e escrita para a performance poética.

Um dos objetivos é preparar os poetas para que possam publicar, de forma independente, os seus próprios trabalhos. Dessa residência, que segue até a quinta-feira, 6, resultará a coletânea, que leva o nome da atividade, De quebrada, cuja publicação ficará a cargo do Laboratório de Edição da Faculdade de Letras da UFMG.

A poeta e professora do curso de Edição da Faculdade de Letras da UFMG Emília Mendes, que é a coordenadora do Laboratório de Edição, falou sobre a atividade em entrevista ao programa Universo Literário, da UFMG Educativa, nesta segunda-feira, 3.

Ouça a conversa com Gabriela Sorice

Produção de Gabriela Sorice e Hugo Rafael