Pesquisa e Inovação

Revista (Des)troços abre chamada para dossiê sobre 'diferença, antagonismos e imanência'

Referências para a temática são pensadores como Deleuze, Guattari, Foucault, Espinoza e Nietzsche

Gilles Deleuze e Félix Guattari: ideias dos filósofos servem de base para a temática da edição
Gilles Deleuze e Félix Guattari: ideias dos filósofos servem de base para a temática da edição Foto: Reprodução

A (Des)troços: revista de pensamento radical abriu chamada para submissão de trabalhos com o objetivo de compor o dossiê temático Deleuze, Guattari e outrxs esquizos.

Partindo do pensamento da diferença, os trabalhos devem explorar as possibilidades de deslocamentos, rupturas e desvios diante das constantes tentativas de captura e consumo de nossas vidas pelo capital. As referências para a concepção da temática são pensadores como Deleuze, Guattari, Foucault, Espinoza e Nietzsche.

Os editores aceitam trabalhos em diversos formatos – artigos científicos, entrevistas, traduções, ensaios, resenhas, entrevistas – e experimentações artísticas (pinturas, fotografias, desenhos, quadrinhos etc.). O prazo para envio é 31 de março de 2024. Leia mais.

O último volume publicado, o sexto do periódico, é dedicado ao tema An-arquia e anarquismos e reúne nove artigos, duas traduções, três resenhas e uma produção artística.

'Escovar a contrapelo’
A (Des)troços é um periódico eletrônico oriundo da área do Direito com a proposta de, como se afirma em texto divulgado em seu site, “escovar a tradição jurídica, filosófica e política a contrapelo, fazendo emergir correntes subterrâneas ou marginais do pensamento com o objetivo de promover uma crítica radical e não disciplinar dos discursos que moldaram e moldam a construção do Direito e do Estado no Ocidente". 

Esses discursos, continua a apresentação, são “embasados em visões autoritárias do político, ocultam estruturas e dispositivos de dominação, tais como gênero, classe, raça e sexualidade, os quais acabam por normalizar a exceção e legitimar a violência do poder político-jurídico".

O periódico aceita contribuições majoritariamente originais e inéditas, nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, com foco especial em Direito (Filosofia do Direito) e Filosofia (Filosofia Política).