Revista Docência do Ensino Superior recebe avaliação A4 no Qualis Capes

Publicação do GIZ promove o compartilhamento de relatos de experiências e da produção científica sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na UFMG

Revista atrai produções de várias áreas do conhecimento
Revista atrai produções de várias áreas do conhecimento Foto: Divulgação | Giz

Produzida pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino da Pró-reitoria de Graduação (Giz/Prograd), a Revista Docência do Ensino Superior conquistou a qualificação Qualis A4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no quadriênio 2017-2020. O Qualis Periódicos é um sistema brasileiro de classificação de periódicos para avaliação de programas de pós-graduação, que são separados nas categorias A, B ou C. No estrato “A”, em que a Revista passou a se enquadrar, figuram os principais periódicos acadêmicos científicos, cujas publicações exercem impacto relevante em seus respectivos campos.

“A progressiva melhoria nos indicadores da Revista é fruto de um trabalho sistemático na gestão desse periódico e mostra a relevância da produção e publicização dos estudos sobre as práticas pedagógicas como elemento indissociável da formação contínua dos docentes da Educação Superior”, avalia a professora Maria Flores, pró-reitora adjunta de Graduação da UFMG.

A Revista Docência do Ensino Superior foi criada para incentivar docentes a compartilhar práticas pedagógicas exitosas no âmbito da UFMG e se consolidou como importante espaço de divulgação do conhecimento científico sobre a docência na educação superior. Segundo a professora Bréscia Nonato, diretora do GIZ, “a Revista é um projeto gestado desde 2011, e essa classificação é motivo de comemoração no âmbito do GIZ/Prograd. A especificidade do objeto do periódico o torna singular no contexto brasileiro e atrai produções de todas as áreas do conhecimento”, diz Bréscia.

Ambiente de formação
A publicação foi criada três anos depois do advento do GIZ, diretoria que, no contexto do Reuni, surgiu como espaço de formação de professores e pós-graduandos que exercem a docência nos cursos da Universidade. Naquela época, eram poucas as oportunidades que os professores e demais profissionais da educação tinham para compartilhar relatos de experiências e produção científica sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na graduação.

Como periódico vinculado à Diretoria e seguindo seus fundamentos e princípios, a publicação é também um ambiente de formação para a equipe de técnicos e de estudantes de graduação e de pós-graduação. “A Revista tem uma peculiaridade que faz com que nos orgulhemos ainda mais do resultado da nova avaliação da Capes: sua equipe é composta, em maior medida, por estudantes de graduação e de pós-graduação que são bolsistas e voluntários do GIZ. Trata-se de uma equipe multidisciplinar, com estudantes matriculados em áreas diversas da UFMG”, explica Thainara Cristina de Castro Ariovaldo, uma das editoras-chefes da publicação.

Desde sua criação em 2008, o GIZ tem proposto, de forma inovadora, colaborativa e contextualizada, uma série de ações objetivando o desenvolvimento de uma rede de práticas educativas e de valorização da docência no ensino superior, acrescenta o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira.

“O reconhecimento da Revista por meio da nova classificação no sistema Qualis Periódicos é fruto desse intenso trabalho e, junto com outras mudanças recentes, como a implantação do Laboratório de Formação em Docências do Ensino Superior (LabDocências), a organização interinstitucional do Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e a aprovação de diretrizes para projetos de ensino-aprendizagem nos cursos de Graduação, constituem um robusto arcabouço para articular ensino, pesquisa e extensão na Universidade", avalia Teixeira.

Conheça a Revista Docência do Ensino Superior.

Assessoria de Comunicação da Prograd