Pessoas

Rodrigo Ednilson, da FaE, e Unaí Tupinambás, da Medicina, recebem comenda da Câmara de BH

Indicados por Iza Lourença, do PSOL, e Bruno Pedralva, do PT, eles foram reconhecidos, respectivamente, pelo trabalho em ações afirmativas e pela atuação na pandemia

Rodrigo Ednilson e Iza Lourença:
Rodrigo Ednilson e Iza Lourença: diálogo de longa dataFoto: Rafaella Ribeiro | CMBH

Os professores Rodrigo Ednilson, da Faculdade de Educação (FaE), e Unaí Tupinambás, da Faculdade de Medicina, receberam, na última terça, 12, aniversário de Belo Horizonte, o Grande Colar do Mérito Legislativo da Câmara Municipal. A homenagem foi feita a 50 pessoas, das mais diversas áreas, indicadas pelos vereadores e por um conselho de agraciamento. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Gabriel Azevedo (sem partido).

Rodrigo Ednilson foi escolhido pela vereadora Iza Lourença, do PSOL, que foi aluna da UFMG e presidiu o Diretório Central dos Estudantes (DCE). O professor da UFMG atuou como consultor quando Iza resgatou, na Câmara, comissão dedicada à prevenção do genocídio de jovens negros. O gesto da vereadora reconhece esse trabalho conjunto recente e o diálogo com Rodrigo, já de longa data, nos temas relacionados às ações afirmativas.

Unaí Tupinambás e Bruno Pedralva:
Unaí e Pedralva: reconhecimento aos trabalhadores da saúdeFoto: Rafaella Ribeiro | CMBH

“Essa comenda é entregue a pessoas, individualmente, mas constitui, mais ainda, um reconhecimento a várias outras pessoas e a grupos cujo trabalho em prol da diversidade tem impacto coletivo e vai beneficiar também as próximas gerações”, acrescenta Ednilson.

A homenagem ao infectologista Unaí Tupinambás foi proposta por Bruno
Pedralva, do PT. Unaí trabalhou intensamente em diversas frentes de combate à pandemia e integrou o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura.

“Ao me indicar para receber o Colar, o vereador quis demonstrar reconhecimento também a todos os trabalhadores da área da saúde, especialmente do SUS, que lutaram brava e obstinadamente, desde o início, contra a covid-19 e o negacionismo que ameaçou os esforços de tanta gente. Ele reconhece também, por exemplo, o trabalho dos pesquisadores do CTVacinas, que estão desenvolvendo com sucesso a primeira vacina genuinamente brasileira”, afirma Unaí.

Grande Colar foi entregue a 50 pessoas no dia do aniversário de Belo Horizonte
Grande Colar foi entregue a 50 pessoas no dia do aniversário de Belo Horizonte Foto: Claudio Rabello | CMBH