Notícias Externas

Romance 'Callíope, a escrava de Atenas' propõe ao leitor uma viagem pela Grécia Antiga

Livro de Cindy Stockler foi finalista do Prêmio Jabuti 2020

Capa do livro Callíope, a Escrava de Atenas.
Capa do livro Callíope, a escrava de Atenas. Imagem: Divulgação

Escrito por Cindy Stockler, Callíope, a escrava De Atenas é um romance ambientado na Grécia Antiga. O livro traz como protagonista a jovem ateniense Callíope, de apenas 15 anos. Como era o costume da época, ela se casa com um homem mais velho. Porém, durante ataques espartanos em meio à Guerra do Peloponeso, ela é vendida como escrava. 

Longe de sua casa e de sua família, Callíope precisa enfrentar de cabeça erguida os maus tratos e as ações humilhantes sofridas por ela. A história é divida em 12 capítulos e cada um deles leva o nome de um dos deuses do Olimpo. Também faz parte da publicação um apêndice com notas e informações recolhidas por Cindy Stockler durante sua pesquisa para escrever a história. 

Apesar de se passar na Grécia Antiga, a autora alerta que o romance não possui forma, linguagem e abordagem semelhante ao dos épicos escritos naquele período e apresenta uma linguagem contemporânea. Para saber mais sobre o livro Callíope, a escrava de Atenas, o programa Universo Literário recebeu a escritora e autora da obra, Cindy Stockler.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção: Marden Ferreira e Rodolfo Morais, sob orientação de Hugo Rafael e Jaiane Souza

Publicação: Alexandre Miranda