Arte e Cultura

Romance de historiador egresso da UFMG explora conflitos que permeiam a posição social da mulher

‘Casa Púrpura’, primeira publicação de fôlego de Ciro Nogueira de Oliveira, conta a história de uma mulher em três tempos distintos

Obra desafia aquele que tem o livro em mãos a escolher a ordem de leitura
Obra desafia aquele que tem o livro em mãos a escolher a ordem de leitura Editora Calamares

O historiador e funcionário público Ciro Nogueira de Oliveira estreia no mundo das publicações literárias com a obra Casa Púrpura. O livro acompanha três mulheres, separadas por três décadas diferentes e que se encontram em fases distintas da vida. Acompanhando a história de cada personagem, a narrativa é dividida em três partes: Na primeira, acompanhamos a vida de Magda, no ano de 1999. A protagonista se divide entre a luta pela guarda dos filhos em Belo Horizonte e a oportunidade de uma nova vida com o namorado no litoral baiano. Depois, conhecemos a história de Lena, em 1989, que tenta equilibrar o trabalho na Casa Púrpura, sua tão sonhada confecção, e as responsabilidades da maternidade.

Na terceira parte, o leitor é apresentado a Madá, em 1979, que precisa decidir entre a segurança de uma vida interiorana e o desejo de seguir a carreira de seus sonhos. Apesar de serem apresentadas nessa sequência, as partes do romance podem ser lidas na ordem que o leitor preferir. As histórias de Magda, Lena e Madá apresentam questões atuais que refletem os conflitos e desafios que atravessam a posição social da mulher, como o desejo de independência pessoal e financeira, as demandas da maternidade e a saúde mental. O autor de Casa Púrpura, que além de escritor é historiador, mestre em letras e funcionário público, Ciro Nogueira de Oliveira, contou mais sobre o livro e seu processo de escrita no programa Universo Literário desta quinta-feira, 9.

Durante o bate-papo, o escritor compartilhou como se deu seu encontro com a literatura de ficção, que partiu tanto do interesse como fonte historiográfica quanto do desenvolvimento de um hábito de leitura. A ideia do livro surgiu da experiência do autor numa oficina de criação literária, na qual a personagem do romance começou a germinar. Segundo ele, esse processo tão natural foi o que o levou a escrever sob um ponto de vista feminino: “Eu percebi que essa personagem, do jeito que crescia, do jeito que a ideia veio, desde o primeiro momento, ela só poderia ser uma mulher. Então, não foi uma opção, eu precisei me aventurar a fazer isso”, explicou Oliveira.

O convidado comentou ainda que sua formação acadêmica como historiador influenciou em sua produção literária, principalmente na forma do toque historiográfico conferido à narrativa. Um aspecto determinante nisso foi seu interesse em pesquisar o tratamento de saúde mental no Brasil e sua variação entre tempos históricos distintos, dimensão que o autor considerou um importante elemento para o desenvolvimento da trama. Oliveira contou que já está trabalhando em outra história e espera que sua interação com os leitores, a partir do lançamento do romance de estreia, o impulsione e guie nesse novo processo.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

Casa Púrpura, escrito por Ciro Nogueira de Oliveira, é uma publicação da Editora Calamares e o seu lançamento está marcado para este sábado, dia 11, às 16h, no Sula Comida e Cultura, em Belo Horizonte. O endereço é Avenida Afonso Pena, Edifício Sulacap, número 981, Centro. Mais informações no site da editora.

Lembramos que a pandemia não acabou. Para que a sua participação no evento seja segura e também ofereça segurança às pessoas, não se esqueça de usar sempre a máscara, cobrindo nariz e boca. Evite aglomerações e lembre sempre da higienização das mãos.

Produção: Alexandre Miranda e Nicolle Teixeira, sob orientação de Alessandra Dantas e Luiza Glória
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Alessandra Dantas