Notícias Externas

Romance Torto Arado relata a vida rural as consequências do passado escravista do país

Escrita por Itamar Vieira Junior, obra foi vencedora da última edição do Prêmio Jabuti na categoria Melhor Romance Literário

Ilustração do livro Torto Arado
Ilustração do livro Torto Arado Imagem: Divulgação

O livro Torto Arado, escrito por Itamar Vieira Junior, foi o vencedor da última edição do Prêmio Jabuti na categoria Melhor Romance Literário. O livro também venceu o Prêmio Leya, em 2018, e o Oceanos, em 2020. Este é o primeiro romance do autor, que já publicou outros dois livros de contos e é doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia. 

Em Torto Arado, Itamar Vieira Junior narra a história de Bibiana e Belonísia, filhas de trabalhadores do sertão da Bahia. Elas encontram uma faca guardada em uma mala debaixo da cama da avó e um acidente une a vida das duas para sempre. Contudo, as duas passam a ter percepções diferentes sobre o mundo ao redor. Belonísia se mantém satisfeita com o trabalho na fazenda, enquanto Bibiana se dá conta da injustiça enfrentada pela família há três décadas. 

Influenciado por autores regionalistas como Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e Jorge Amado, Itamar Vieira Junior relata a vida de muitos brasileiros que moram em áreas rurais e ainda discute as consequências do passado escravista do país.

Para saber mais sobre o livro Torto Arado, vencedor da sexagésima segunda edição do Prêmio Jabuti, o programa Universo Literário convidou o escritor Itamar Vieira Junior.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção: Rodolfo Morais e Marden Ferreira, sob orientação de Hugo Rafael e Jaiane Souza

Publicação: Alexandre Miranda