Extensão

'Feminismo e política' é tema de seminário na Fafich, nesta sexta

Objetivo é discutir o perfil e a trajetória de mulheres ativistas

Mulheres têm cada vez mais se engajado em movimentos políticos de cunho feminista
Mulheres têm cada vez mais se engajado em movimentos políticos de cunho feminista Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil

Nesta sexta-feira, dia 15, o auditório Professor Bicalho, da Fafich, recebe, das 10h às 18h30, o seminário Quem são as mulheres das políticas para mulheres?, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher (Nepem). O evento é aberto ao público. 

Serão apresentados, no evento, os resultados de pesquisas sobre o perfil e a trajetória de ativismo das participantes das duas últimas Conferências Nacionais de Políticas para as Mulheres (CNPM), realizadas em 2011 e 2016. Durante esses encontros, foram debatidos os avanços e as demandas em relação aos direitos das mulheres, a fim de subsidiar a elaboração do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM).

Para a professora Marlise Matos, do Departamento de Ciência Política (DCP) da UFMG, que coordena o evento, é importante que a universidade esteja engajada na investigação sobre a relação entre política e feminismo. “A emergência de mulheres que se dedicam a pensar sobre os direitos feministas tem reconfigurado as tensões entre o estado e os movimentos ativistas. Desvendar o perfil das feministas é fundamental para entender esse fenômeno”, comentou.

A programação é composta de três mesas-redondas: Feminismos no Brasil e os desafios da institucionalização estatal; A pesquisa sobre as 3ª e 4ª conferências nacionais de políticas para mulheres e Os primeiros resultados.