Pesquisa e Inovação

Seminário que comemora 50 anos do Cedeplar encerra programação com quatro mesas-redondas

Quatro mesas-redondas – incluindo uma atividade especial sobre as relações entre população e economia – e minicurso são os destaques, na próxima semana, da programação do seminário internacional Um olhar para o futuro, que comemora os 50 anos de fundação do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Ciências Econômicas (Face).

Kevin Anderson
Kevin Anderson Arquivo pessoal

Na segunda-feira, 4, às 15h, o auditório 1 da Face abrigará a quinta mesa do evento, Releituras do marxismo: desenvolvimento desigual de países, as questões de gênero e novos regionalismos. Coordenada pelo professor Eduardo da Motta e Albuquerque, a mesa tem como convidados Kevin Anderson (foto ao lado), da Universidade da Califórnia (EUA), e os professores João Antonio de Paula e Leonardo de Deus, do Cedeplar.

Também na segunda, tem início minicurso, que se estende até quarta-feira, sobre a dimensão espacial na análise econômica. O ministrante é o professor Maurício Borges Lemos, ex-vice diretor do Cedeplar, que se valerá de conceitos de Marx e Alfred Marshall para analisar questões como a dinâmica centro-periferia, marginalização e outras vantagens comparativas urbanas.

Macroeconomia, política cambial e perspectivas de crescimento na América Latina é o tema da mesa de terça-feira, 5, com início às 15h. Os convidados são o professor da Universidade de Buenos Aires e pesquisador da área de economia do Centro de Estudios de Estado y Sociedad (Cedes) Roberto Frenkel e o professor da UFRJ André Modenesi. O debate será mediado pelos professores Gilberto Libânio e Marco Resende.

Sergio Margulis
Sergio Margulis Imperial College London

Mudanças climáticas, desenvolvimento e sustentabilidade é tema da mesa de quarta-feira, 6, a partir das 15h. Sergio Margulis, considerado um dos principais especialistas em economia ambiental do Brasil, o pesquisador da Embrapa Eduardo Assad e o professor da UFMG Alisson Barbieri serão os debatedores. A mediação ficará a cargo do professor Edson Domingues, também da Face.

Fechando o seminário, na sexta-feira, 8, o Congresso Brasileiro de Economistas abrigará uma mesa especial sobre os 50 anos do Cedeplar. Os professores Eduardo Rios Neto, Mônica Viegas Andrade e Mario Rodarte, todos da Face, debaterão as relações entre população e economia, a partir das 9h, no Minascentro.

Interessados ainda podem se inscrever por meio deste link. Mais informações sobre as atividades estão disponíveis no site do seminário.