Notícias Externas

Seminário valoriza experiências e vivências da comunidade LGBTQIA+ na cena teatral

Durante 4 dias, primeira edição do evento promove oficinas teatrais, debates e palestras com profissionais das artes cênicas

Palestra ‘O corpo e a dramaturgia trans nas artes’, com Renata Carvalho e Valéria Barcellos (foto), integra a programação
Palestra ‘O corpo e a dramaturgia trans nas artes’, com Renata Carvalho e Valéria Barcellos (foto), integra a programação Silas Lima

O Seminário Poéticas da Cena LGBTQIA+ começou nesta segunda-feira, 24. Na edição de estreia, o evento apresenta palestras e oficinas gratuitas, em formato virtual, que discutem questões de orientação sexual e identidade de gênero na cena teatral. Até o dia 27, serão transmitidas quatro palestras e duas oficinas cênicas, que contam com a participação de cinco profissionais da área cultural brasileira.

As atividades buscam introduzir as vivências LGBTQIA+ no teatro e contribuir para a formação e qualificação de artistas cênicos que fazem parte da comunidade. Entre os participantes, estão a cantora, atriz, dj, performer e artista audiovisual Renata Carvalho e o ator Lauro Ramalho, conhecido da cena teatral gaúcha. O Seminário é voltado aos profissionais e técnicos cênicos, mas é aberto a todos os públicos.

A programação foi tema de entrevista no Expresso 104,5 desta segunda, 24, com o professor, diretor e dançarino Xandre Martinelli, que é coordenador e produtor do Seminário Poéticas da Cena LGBTQIA+. Ele contou como foi organizar o evento e detalhou as atividades, além de ressaltar a urgência de se romper com estereótipos nas artes e como a pandemia tem afetado os artistas.

O professor explicou as questões que motivaram a criação do seminário que, segundo ele, “sinaliza a importância de dar visibilidade, de tratar assuntos reais e atuais que fazem parte da realidade urgente da comunidade e como é que acontece uma transformação das vivências e experiências para material cênico. A gente vive nas artes cênicas e nas artes como um todo o questionamento sobre por quem e como as figuras e vivências da comunidade LGBTQIA+ são representadas. Por que nós não vamos falar de nossas próprias experiências e abrir, é claro, para um diálogo com o grande público?”.

As transmissões do Seminário Poéticas da Cena LGBTQIA+ podem ser acompanhadas pelo site Viva o Palco, onde também é possível se inscrever nas atividades.

Produção: Enaile Almeida e Filipe Sartoreto

Publicação: Alessandra Dantas