Meio Ambiente

Série de vídeos resgatam história do saneamento em Belo Horizonte

Produção é assinada por mestrando em Engenharia da UFMG

Embora pouco visível, o serviço de saneamento e tratamento de esgoto tem um papel fundamental para a saúde, a qualidade de vida e o desenvolvimento social. Sob tal perspectiva, Rafael Pessoa, mestrando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Escola de Engenharia da UFMG produziu uma série de seis episódios sobre a história do saneamento de Belo Horizonte para o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações de Tratamento de Esgoto Sustentável - INCT ETEs.

Com linguagem lúdica e acessível, Rafael faz um resgate histórico do desenvolvimento do saneamento na capital mineira, por meio do personagem detetive Chico, que percorre a cidade em busca de evidências para narrar o desenvolvimento do saneamento e tratamento de esgoto na cidade, desde antes de sua inauguração em 1897.

Em entrevista à TV UFMG, ele conta sobre os motivos que o levaram a produzir a série, sobre a construção do personagem e destaca a importância do saneamento para a qualidade de vida e para meio ambiente.. A série de vídeos pode ser assistida no canal do YouTube do INCT ETEs Sustentáveis.

Equipe: Daniel Mendes (produção); Otávio Zonatto (edição de imagens); Renata Valentim (edição de conteúdo)