Notícias Externas

Simpósio busca na resiliência respostas aos 'tempos difíceis'

Evento é inspirado em apelo lançado pelos líderes Adolfo Pérez Esquivel e Daisaku Ikeda

Entrada do prédio da Fafich, onde ocorrerão as oficinas e palestras do Simpósio
Fachada do prédio da Fafich, onde ocorrerão as oficinas e palestras do Simpósio Divulgação / UFMG

Em junho de 2018, o Prêmio Nobel da Paz argentino Adolfo Pérez Esquivel e o filósofo budista japonês Daisaku Ikeda lançaram o manifesto Apelo à resiliência e esperança, direcionado aos jovens e por meio do qual pedem um novo mundo assentado na justiça e na solidariedade.

A iniciativa dos dois líderes é a inspiração do Simpósio Grandes respostas em tempos difíceis: resiliência e esperança, que será realizado, nos dias 25 e 26 de abril, na Fafich. O evento é organizado pelos laboratórios de Análise de Processos em Subjetividade (Laps) e de Pesquisa e Ensino em História da Psicologia, vinculados ao Departamento de Psicologia.

De acordo com os organizadores, o objetivo do simpósio é dar visibilidade a respostas que surgidas no contexto conturbado da sociedade brasileira, nos âmbito social, político e socioambiental, além de valorizar iniciativas resilientes de pessoas e comunidades no enfrentamento das atuais adversidades.

Mesas e oficinas
O evento está estruturado em nove mesas-redondas e três oficinas, que abordarão temas como História e sociedade, Justiça e políticas públicas, Saúde, Educação, Juventude, Ecologia e a Atualidade de Santo Agostinho em tempos de transição e arte. As atividades serão distribuídas nos auditórios Bicalho e Carangola.

As inscrições para a participação em evento específico podem ser feitas no auditório Carangola, antes do começo da atividade. Participação em oficinas exige inscrições prévias, gratuitas, por meio de preenchimento de formulário. Os interessados também podem apresentar trabalhos, cujos resumos devem ser enviados, até domingo, 21 de abril, para o e-mail grandesrespostas@fafich.ufmg.br. Mais informações estão disponíveis no site do evento