Lazer e esporte

Site 'Minas em Campo' busca expandir a cobertura jornalística do futebol feminino em MG

Criado por estudantes de jornalismo da UFMG, o projeto traz perfis, crônicas, reportagens e podcasts sobre o universo do futebol feminino mineiro

Projeto tem foco nos três clubes de maior expressão no estado: América, Atlético e Cruzeiro.
Projeto tem foco nos três clubes de maior expressão no estado: América, Atlético e Cruzeiro. Foto: Fábio Xavier/ Arena 14

O futebol feminino ainda é desvalorizado em relação ao masculino, fato refletido nos salários, na infraestrutura, patrocínios e na cobertura da imprensa. Mesmo com a determinação, feita em 2019 pela CBF, de que os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro tenham obrigatoriamente uma equipe feminina adulta e uma de base, que disputem ao menos um campeonato oficial, a cobertura da imprensa esportiva ainda é distante do espaço dado aos atletas homens. 
Buscando dar mais visibilidade ao futebol feminino, os então estudantes de jornalismo da UFMG, Natália Reis e Mateus Santos, criaram o site Minas em Campo. O projeto faz parte do trabalho de conclusão de curso dos dois, e reúne informações sobre o universo do futebol feminino, com foco na capital mineira.  A proposta é ir além do factual e, por meio de perfis, crônicas, reportagens e podcasts, produzir uma cobertura da modalidade feminina aos moldes do que é feito com o futebol masculino. 
Para saber mais sobre o projeto Minas em Campo, o programa Expresso 104,5 recebeu o jornalista Mateus Santos, um dos criadores do site. 

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

O trabalho foi orientado pela professora Ana Carolina Viemeiro, do Departamento de Comunicação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG e pode ser acessado aqui.

Produção: Filipe Sartoreto

Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória