Meio Ambiente

Site reúne pesquisas, resultados e chamadas do Projeto Brumadinho

Plataforma auxiliará magistrado responsável por julgar ações judiciais cíveis do desastre

Site é resultado de chamada lançada em 2019 pelo comitê técnico do projeto
Site é resultado de chamada lançada em 2019 pelo comitê técnico do projeto Reprodução

Foi lançado, neste mês, o site oficial do Projeto de avaliação de necessidades pós-desastre do colapso da barragem da Mina Córrego do Feijão. A plataforma divulga as chamadas públicas para a seleção de subprojetos que vão avaliar e contribuir para a reparação dos danos provocados pelo desastre de Brumadinho. No site, é possível encontrar todas as informações e resultados do projeto de extensão Brumadinho UFMG, lançado em 2019.

A plataforma é uma das iniciativas concebidas para auxiliar o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias de Belo Horizonte, Elton Pupo Nogueira, magistrado responsável por julgar ações judiciais cíveis do desastre envolvendo a mineradora Vale. “O site foi pensado para disponibilizar as informações do processo, que abrangem ações e dados relevantes para uma grande quantidade de pessoas e instituições de Minas Gerais. Todo o trabalho de pesquisa e apuração técnica solicitado pela Justiça será tornado público”, ressalta Elton Pupo.  

O principal objetivo das chamadas, elaboradas e divulgadas pelo Comitê Técnico-científico, é selecionar propostas de trabalhos de avaliação dos danos. Outra frente é a identificação das necessidades emergenciais e dos impactos causados às populações ribeirinhas das regiões atingidas pelo rompimento. 

A UFMG foi convidada para liderar essa ação por reunir as credenciais necessárias para o desenvolvimento de estudos que levem em conta a complexidade e a inter-relação das diversas dimensões do desastre com o devido rigor técnico e científico. 

Com Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão