Arte e Cultura

Sônia Queiroz lança ‘Signos’, com poemas inspirados nos zodíacos

Poeta e professora aposentada da Faculdade de Letras contou com a parceria de quatro artistas de Belo Horizonte

Dez cartões-poemas do livro 'Signos'
Dez cartões-poemas do livro 'Signos' Foto: Ewerton Martins Ribeiro / UFMG

Os zodíacos ocidental e oriental são o ponto de partida do livro-objeto Signos, nova coleção de poemas da poeta, editora e professora aposentada da Faculdade de Letras da UFMG Sônia Queiroz. Escrito em 2020 e 2021, o livro é uma caixa feita à mão, composta de dez poesias que foram produzidas em tipos móveis e impressas sobre grossos cartões do tipo color face, em diferentes cores e formatos. Os textos são atravessados por imagens dos signos dos zodíacos ocidental e oriental, como o búfalo, a serpente, o macaco e o javali, mobilizadas pela autora para refletir sobre a vida e os tempos conturbados que vivemos. Junto a cada poema, há um desenho, que foi aplicado sobre cartão por meio da técnica do carimbo. 

A confecção do livro é resultado da colaboração de Sônia Queiroz com quatro criadores de Belo Horizonte: o designer e artista gráfico Flávio Vignoli, da Tipografia do Zé, o tipógrafo Christian Gomes, da Delfino Artes Gráficas, o artista Murilo Pagani e a encadernadora Iara Queiroz, da Pergaminho Encadernações. Além de Signos, Sônia Queiroz também é autora de diversas coletâneas de poemas, como os volumes Palavra de mulher, lançado em 1979, O sacro ofício, que venceu o Prêmio Cidade de Belo Horizonte em 1980, e Taquicardias, publicado em 1985. Além de escritora, atuou como professora e pesquisadora durante 38 anos na Faculdade de Letras da UFMG e dirigiu a Editora UFMG de 1986 a 1995. 

Nesta segunda-feira, 17, o programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, veiculou entrevista com a escritora Sônia Queiroz, conduzida pelo jornalista Tiago de Holanda.

Ouça a entrevista no SoundCloud.

O livro está disponível com número limitado de exemplares e pode ser adquirido na Papelaria Mercado Novo (Avenida Olegário Maciel, 742, loja 2.176, Centro).

Produção: Nicolle Teixeira, sob orientação de Luíza Glória