Notícias Externas

Taxa de vacinação infantil tem maior queda dos últimos 30 anos no mundo

Brasil está entre os 10 países que têm mais crianças com a imunização atrasada

.
Pandemia, falta de informação e de contato com doenças graves contribuíram para a queda nas imunizações. Chico Bezerra/Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes - PE - Licensa Creative Commons

Após dois anos de pandemia, o mundo registra a maior queda nas taxas de vacinação infantil nos últimos 30 anos. E o Brasil está entre os 10 países que têm mais crianças com a imunização atrasada. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em todo o mundo, 25 milhões de crianças perderam uma ou mais doses da vacina DTP por meio de serviços de vacinação de rotina somente em 2021. Esse imunizante protege contra  difteria, tétano e coqueluche e é usado como um marcador de cobertura vacinal dentro dos países e entre eles. A abrangência da DTP caiu cinco pontos percentuais entre 2019 e 2021, para 81%. A cobertura da primeira dose da vacina contra o sarampo, por exemplo, caiu para 81% em 2021, o nível mais baixo desde 2008. Isso significa que quase 25 milhões de crianças em vários países perderam a primeira dose dessa vacina no ano passado, 5,3 milhões a mais do que em 2019. Outras 14,7 milhões não receberam a segunda dose necessária. Da mesma forma, em comparação com 2019, mais 6,7 milhões de crianças perderam a terceira dose da vacina contra a poliomielite. 

Pensando na situação brasileira, em apenas três anos, a cobertura da Tríplice Viral D1, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, caiu de 93%, em 2019, para 71,5%, em 2021. Além disso, a cobertura da vacinação contra poliomielite caiu de cerca 84%, em 2019, para 67,7%, em 2021. Isso significa que três em cada dez crianças no país não receberam as vacinas necessárias para protegê-las de doenças potencialmente fatais. os dados estão no site do Unicef Brasil. Embora já houvesse quedas nas coberturas vacinais de rotina antes da pandemia de covid-19, a situação se agravou com a chegada dela. Em termos de imunização contra a covid-19, no público de 5 a 11 anos, quase 64% das crianças tomaram a primeira dose e cerca de 40% apenas foram contempladas com a segunda dose, de acordo com o Consórcio dos Veículos de Imprensa, que compila dados das secretarias estaduais de saúde. A  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na última semana a CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos e algumas capitais brasileiras já iniciaram a aplicação. Belo Horizonte começou hoje a vacinação desse público com imunossupressões,  Para acompanhar o calendário de imunização e endereços dos postos de aplicação, acesse o site da Prefeitura.

O programa Conexões conversou com a  farmacêutica Bianca Cata Preta, mestre em epidemiologia, pesquisadora do Centro Internacional de Equidade em Saúde e membra do comitê científico para enfrentamento da covid-19 da Universidade Federal de Pelotas, para entender a dimensão desses dados, as causas por trás deles e como reverter o quadro. Bianca Cata Preta analisou os efeitos da baixa da vacinação tanto no Brasil quanto no mundo, destacando as doenças que mais preocupam. Ela discutiu como a covid-19 foi um fator de destaque na queda das imunizações, mas também considerou outros elementos, como a falta de informação e a falta de contato com doenças graves, justamente por causa das vacinas.

Ouça a conversa com a apresentadora Luíza Glória:

Produção: Alicia Coura e Arthur Resende, sob orientação de Alessandra Dantas e Luiza Glória