Notícias Externas

Temática Preservação da 15ª CineOP discute acervos em risco e novas formas de difusão

Curadora Ines Aisengart Menezes falou sobre programação do eixo, em entrevista ao programa Noite Ilustrada

Preservação do audiovisual é um dos focos da CineOP desde sua fundação
Preservação do audiovisual é um dos focos da CineOP desde sua fundação Foto: Leo Lara / Universo Produção

Com a pandemia do novo coronavírus e o consequente fechamento dos espaços culturais, entre eles as salas de cinema, tanto as comerciais quanto as alternativas, o serviços de transmissão de vídeos, filmes e séries pela internet se tornaram ainda mais presentes na vida das pessoas. A ascensão dos serviços de streaming de vídeo não é recente e já tem sido tema de discussão entre os admiradores da sétima arte, nos últimos anos. 

Essas novas formas de difusão também são tema de debate da temática Preservação da 15ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP), que começou nesta quinta-feira, 3, pela primeira vez em formato on-line. A discussão intitulada Patrimônio Audiovisual: Acervos em risco e novas formas de difusão une os novos modelos de difusão de produções audiovisuais à questão da preservação dos acervos, tema caro à própria mostra de Ouro Preto desde sua fundação. 

A curadoria da temática Preservação da 15ª CineOP foi assinada por José Quental e Ines Aisengart Menezes, que falou sobre a programação em entrevista ao programa Noite Ilustrada.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Programação e cobertura

Em formato on-line, a CineOP segue até a próxima segunda, 7, com o tema Cinema de Todas as Telas. Nesta sexta-feira, 4, às 16h, dentro da temática Preservação, haverá o debate A preservação na televisão brasileira: desafios e acessos. A programação da 15ª CineOP inclui exibições de filmes em pré-estreias nacionais e retrospectivas, debates, oficinas e shows musicais. A participação é gratuita.

Assim como nas outras 14 edições, a UFMG Educativa segue acompanhando a CineOP. No programa Noite Ilustrada dessa terça-feira, 1º, a coordenadora-geral da CineOP, Raquel Hallak, falou sobre a programação desta edição especial da mostra. Nessa quarta, 2, o foco foi a temática Histórica, em conversa com o curador Francis Vogner dos Reis.

Produção de Hugo Rafael