Pesquisa e Inovação

TV UFMG mostra o que são as patentes e suas relações com as pesquisas

Desde 2010 os números de depósito de patente figuram entre 63 e 86 por ano

O conhecimento desenvolvido na Universidade pode gerar resultados de diferentes formas, uma delas é por meio da criação de patentes. A patente é um instrumento que protege a propriedade intelectual de uma ideia e possibilita a negociação, licença e transferência da tecnologia ou conceito para diferentes aplicações. Vídeo produzido pela TV UFMG mostra que a partir de uma patente, produtos podem ser gerados, processos transformados, interferindo no modo como vivemos.

Na UFMG, o histórico de depósito de pedidos de patente apresenta uma performance de excelência. A Universidade bate o seu próprio recorde e apresenta, em 2016, noventa e dois pedidos, dos quais 50%  estão voltados para a área de biomedicina. Desde 2010, os números figuram entre 63 e 86 pedidos por ano, o que fomenta também uma forma de promover a educação empreendedora, impulsionando o corpo acadêmico a buscar novas e criativas soluções.

Para o diretor da Coordenadoria de Transferência e Inovação (CTIT - UFMG), Gilberto Medeiros, a pesquisa é um processo de produção rigoroso que demanda investimento continuado: "o conhecimento é como uma corrida de revezamento: aquele que está segurando o bastão tem que passar para o próximo”, conta.

Em 2019, a TV UFMG mostrou algumas patentes que foram aprovadas, no campo da nanotecnologia: o cimento nanoestruturado, patenteado nos Estados Unidos em 2015, e na China, em 2016, que em janeiro recebeu a carta-patente no Brasil, e uma nanoantena que mistura técnicas de espectroscopia óptica com as de microscopia por varredura por sonda para visualização e análise de átomos e moléculas, cuja patente foi concedida nos Estados Unidos também em janeiro.
Conheça mais sobre as patentes da UFMG pela Vitrine da CTIT
Entrevistados: Gilberto Medeiros, diretor da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT-UFMG) e Mario Campos, Pró-reitor de Pesquisa da UFMG.
Equipe: Marden Ferreira (produção), Marden Ferreira, Renato Temponi (reportagem), Antônio Soares, Cássio de Jesus (imagens), Marcia Botelho(edição de imagens), Olívia Rezende (edição de conteúdo).