Palestrantes falam à TV UFMG sobre temas centrais debatidos na Escola de Verão

Terceira edição do evento sobre educação em direitos humanos foi realizada de 13 a 17 de fevereiro

A terceira edição da Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos, realizada no campus Pampulha de 13 a 17 de fevereiro, reuniu palestrantes da UFMG e de outras instituições de ensino. Promovido pela Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e pela Pró-reitoria de Extensão, o evento abordou temas relevantes afeitos ao campo dos direitos humanos, como igualdade de gênero e raça, democracia, direitos de pessoas com deficiência e em privação de liberdade, segurança pública, entre outros.

A TV UFMG conversou com cinco professores que participaram do evento.

Ricardo Barbosa, da Universidade Federal de Goiás (UFG), fala sobre os desafios da formação das forças de segurança comprometidas com a defesa dos Direitos Humanos e diz como as universidades podem contribuir nesse processo.

Maria Tereza dos Santos, militante antiprisional que abriu o evento, conhece de perto a realidade das penitenciárias brasileiras e relata já ter presenciado diversas violações dos direitos dos presidiários. Coordenadora e mobilizadora social da Associação de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade, ela defende a relevância dos cuidados na primeira infância para configuração de um cenário de segurança e respeito na sociedade.

Renato Duro Dias é vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), onde ministra aulas na Faculdade de Direito e no Mestrado em Direito e Justiça Social. Ele discorre sobre o princípio da dignidade humana, incluído na Constituição Federal de 1988, que é base do Estado Democrático de Direito.

Maria Laura Tejón e Julieta Villa são professoras da Universidade Nacional de Mar del Plata e abordaram, na Escola de Verão, as relações entre direitos humanos e pessoas com deficiência.

Produção e reportagem: Flávia Moraes
Imagens: Ângelo Araújo e Samuel do Vale